Análise: Marina não avançou nada em quatro anos, diz cientista político

Do UOL, em São Paulo

  • Fábio Braga/Folhapress - 5.out.2014

    Ex-senadora Marina Silva (PSB) ficou em terceiro lugar na disputa pela Presidência

    Ex-senadora Marina Silva (PSB) ficou em terceiro lugar na disputa pela Presidência

Jairo Nicolau, cientista político da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), afirmou neste domingo (5) que a ex-senadora Marina Silva (PSB) "não avançou nada" desde as eleições de 2010.

"Marina chegou do tamanho que saiu em 2010. Não conseguiu avançar nada em quatro anos", declarou em entrevista aos blogueiros do UOL Josias de Souza e Mário Magalhães.

Marina Silva ficou em terceiro lugar na disputa presidencial deste ano, com 21,32% dos votos. Em 2010, ela conquistou a mesma colocação, com 19,33% dos votos.

Marina não avançou nada em quatro anos, segundo Jairo Nicolau

O professor de ética e filosofia na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Roberto Romano apontou "a figura e a personalidade" de Marina como antigas, embora sua campanha eleitoral tenha se fincado na ideia de algo novo em relação ao tradicional confronto PT x PSDB na disputa pelo governo federal.

Romano acredita que Marina errou "quando pediu confiança nela enquanto indivíduo", e que "esse foi seu ponto fraco". "Ela não esperava que viria um bombardeio tão grande, dado seu passado com Lula", afirma Romano.

Para Mário Magalhães, as críticas dos oponentes de Marina acabaram revertendo seu crescente desempenho. "Marina acabou ajudando o trabalho de seus adversários", disse Magalhães.

Já Josias de Souza acredita que Marina "reagiu muito mal e se revelou muito frágil" em relação às críticas recebidas, todas sempre com "hipocrisia".

Campanha presidencial 2014
Campanha presidencial 2014

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos