Wellington Fagundes vence eleição, e Mato Grosso terá dois senadores do PR

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Facebook

    Wellington Fagundes conseguiu mais de 48% dos votos válidos para se eleger senador

    Wellington Fagundes conseguiu mais de 48% dos votos válidos para se eleger senador

O deputado federal Wellington Fagundes (PR) foi eleito senador por Mato Grosso, reforçando a base do partido no Senado Federal. Ele se juntará ao colega Blairo Maggi, também do PR, como um dos representantes mato-grossenses na Casa.

Com 100% das urnas apuradas, o candidato do PR obteve 48,19% dos votos válidos, contra 40,36% do segundo colocado, Rogério Salles (PSDB). O resultado final também confirmou a eleição em primeiro turno do senador Pedro Taques (PDT) como novo governador do Estado, com 57,25% dos votos válidos.

Fagundes, 57, travou uma disputa acirrada com Salles, que entrou na campanha em julho. O tucano substituiu o ex-governador Jayme Campos (DEM) e logo se mostrou o principal adversário do candidato do PR na campanha.

Disputa acirrada com Salles marcou campanha

Confirmado em junho como postulante ao Senado, Fagundes foi escolhido como candidato da coligação "Amor a Nossa Gente", que também contou com PT, PMDB, PR, Pros e PC do B. Durante a campanha, ele recebeu apoio do ex-governador Blairo Maggi. 

Fagundes teve praticamente o mesmo tempo de propaganda da coligação "Coragem e Atitude pra Mudar", de Salles: três minutos e 40 segundos, contra três minutos e 41 segundos do tucano.

A troca de acusações entre os dois marcou a disputa eleitoral. Salles fez críticas ao rival pelo projeto que tramita na Câmara sobre a divisão do Estado de Mato Grosso, apresentado por Fagundes quando deputado, em 2003. O candidato do PR respondeu dizendo que Salles foi "governador de nenhuma obra importante".

Quem é Fagundes

Fagundes é formado em medicina veterinária, mas ingressou na política como empresário no setor de agropecuária e presidente da Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis, cidade do Mato Grosso onde nasceu.

Wellington Fagundes
  • Partido: PR
  • Nascimento: 31/05/1957, em Rondonópolis (MT)
  • Ocupação: Deputado
  • 1º suplente: Jorge Yanai (PMDB)
  • 2º suplente: Manoel Motta (PC do B)
  • Coligação: Amor a Nossa Gente (PT / PMDB / PROS / PR / PC do B)

Depois de atuar como secretário de Planejamento em Rondonópolis, foi eleito em 1990 para o cargo de deputado federal pelo PL.

Fagundes foi eleito cinco vezes ao cargo, primeiro pelo PL (1994, 1998, 2002 e 2006) e depois pelo PR (2010), partido formado em 2006 pela união de PL e Prona. Ele também foi filiado por três anos ao PSDB, entre 1999 e 2001.

Mato Grosso

Mato Grosso tem população de 3,1 milhões de pessoas, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2013, espalhadas por 141 municípios. Cerca de 38% dos moradores vêm de outros Estados e países. Entre 1991 e 2010, a taxa de mortalidade infantil caiu de 33 a cada mil nascidos vivos para 16 a cada mil, e a expectativa de vida subiu de 64 anos para 74 anos, segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano.

O Estado é um dos maiores produtores e exportadores de soja do mundo e também se destaca pela venda internacional de milho, algodão e carne bovina. De acordo com dados mais recentes do IBGE, de 2010, a renda média per capita é de R$ 763 (a média brasileira é de R$ 668) e a taxa de analfabetismo é de 8% (9% em todo o país).

Principais problemas

Em Setembro, na enquete do "Esperançômetro", do UOL, a segurança pública foi apontada como o item que os mato-grossenses mais esperam que melhore em sua vida (35% dos internautas). Em sua lista de propostas, Fagundes colocou que lutará para aumentar em quatro vezes os recursos do PIB que a União destina ao Estado para segurança pública, hoje o percentual é de 0,46%.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos