Com apoio do PT, Otto Alencar (PSD) derrota Geddel e é eleito senador na BA

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/Facebook

    Aos 67 anos, Otto Alencar (PSD) é eleito senador pela Bahia

    Aos 67 anos, Otto Alencar (PSD) é eleito senador pela Bahia

O vice-governador da Bahia, Otto Alencar (PSD), 67, venceu a disputa para o Senado em seu Estado, neste domingo (5) ao vencer o presidente do PMDB da Bahia, Geddel Vieira Lima.

Com 100% das urnas apuradas, Otto obteve 55,9% dos votos válidos contra 34,5% de Geddel. Na disputa pelo governo do Estado, Rui Costa foi eleito no primeiro turno com 54,5%

No início do processo eleitoral, as pesquisas apontavam Geddel como o principal favorito à vaga única pelo Estado, mas aos poucos ele viu o seu principal adversário se aproximar. À medida que isso foi acontecendo, o clima entre os dois passou a ser mais agressivo. 

A rivalidade entre Geddel e Otto é antiga e se estende por mais de uma década. Em 2002, Geddel, ao lado de outros parlamentares, acusou Otto -- que era governador da Bahia na época -- de ser o responsável por um esquema para grampear os telefones do grupo. A mesma acusação foi feita em 2011, quando Geddel acusou o vice-governador por conta de grampos que teriam sido feitos pela Secretaria da Segurança Pública.

Faltando dez dias para as eleições, Otto acusou Geddel de utilizar fotos genéricas, de um banco de imagens, durante o horário eleitoral gratuito, como se fossem de cidadãos baianos. A campanha de Geddel se defendeu dizendo que, em nenhum momento, quis passar a impressão de que se tratavam de eleitores do Estado.

Carreira

A carreira política de Otto começou há quase 30 anos, quando se candidatou a vice-prefeito de Salvador na chapa de Edvaldo Brito (PTB). Ele também foi foi deputado estadual por três vezes. Entre 1990 e 1994, foi secretário estadual de Saúde.

Em 2002, Otto foi governador da Bahia por nove meses, entre abril e dezembro, sucedendo César Borges. No ano seguinte, foi secretário da Indústria, Comércio e Mineração até 8 de outubro de 2004, quando assumiu o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios. Foi eleito vice-governador da Bahia em outubro de 2010, na chapa de Jaques Wagner. 

Otto ajudou a fundar o PSD junto com Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo, em setembro de 2011. Desde então, é o presidente do partido na Bahia.

Principais problemas

Otto vai representar um Estado com uma população estimada em mais de 15 milhões de habitantes, segundo dados deste ano do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O analfabetismo no Estado está entre os maiores índices do Brasil, com 14,9% entre pessoas com 15 anos ou mais. A média nacional é de 8,5%, segundo os números recentemente divulgados pelo instituto.

Em setembro, na enquete do "Esperançômetro", a maior parte dos internautas da Bahia disseram esperar por uma segurança pública de melhor qualidade. Um melhor atendimento de saúde apareceu como a segunda maior preocupação. Na enquete "avalie seu Estado", o principal problema apontado pelos baianos também é a segurança pública.

Otto Alencar
  • Partido: PSD
  • Data de nascimento: 28/8/1947, em Rui Barbosa (BA)
  • Ocupação: médico
  • 2º suplente: Marizete (PT)
  • 1º suplente: Abel Rebouças (PDT)
  • Coligação: Pra Bahia Mudar Mais (PT, PP, PSD, PDT, PR, PC do B, PTB e PMN)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos