Veteranos, Perillo (PSDB) e Iris (PMDB) vão disputar o 2º turno em GO

Do UOL, em Brasília

  • Arte UOL

    O tucano Marconi Perillo (à esq.) enfrentará Iris Rezende (PMDB) no 2° turno

    O tucano Marconi Perillo (à esq.) enfrentará Iris Rezende (PMDB) no 2° turno

O governador Marconi Perillo (PSDB), que tenta a reeleição, vai enfrentar o ex-governador Iris Rezende (PMDB) no segundo turno para o governo de Goiás.

O tucano foi o mais votado neste domingo (5) de primeiro turno, com 45,86% dos votos válidos, contra 28,40% do peemedebista. Na disputa pela vaga de senador pelo Estado, o vencedor foi o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM), que conseguiu se eleger com 47,57% dos votos válidos.

Fonte: TSE

O duelo no segundo turno traz dois políticos com vasta experiência no Palácio das Esmeraldas. Perillo, 51, já foi eleito governador de Goiás por outras duas vezes, em 1998 e em 2002. Iris Rezende, 80, vai tentar ser eleito para o governo pela terceira vez. 

Conheça os candidatos

Perillo começou a vida política no PMDB, partido no qual presidiu nacionalmente a ala jovem na década de 1980. No início dos anos 90, Perillo teve passagens por PST, PP e PPB, e em 1995 se filiou ao PSDB. Foi deputado estadual entre 1991 e 1994 e federal entre 1995 e 1998. Também foi eleito senador em 2006. 

Iris Rezende Machado, 80, já foi vereador e prefeito de Goiânia por duas ocasiões. E foi eleito deputado estadual em 1962 e senador por Goiás entre 1994 e 2002. Também foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB) e da Justiça de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Suspeitas de ligação entre o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com políticos respingaram na campanha dos dois candidatos veteranos.

Cachoeira foi preso em 2012 pela Polícia Federal, acusado de chefiar um esquema de jogos ilegais e de corrupção de agentes públicos em Goiás. O Congresso Nacional chegou a instalar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o envolvimento de Cachoeira com políticos, mas a comissão foi encerrada sem responsabilizar ninguém pelas suspeitas.

Na época, Perillo foi citado nas investigações por suspeita de ter vendido a Cachoeira uma casa por R$ 1,4 milhão. O tucano sempre negou as ligações com o bicheiro, que foi condenado a 39 anos de prisão e recorre da pena em liberdade. 

Em agosto, Cachoeira ameaçou divulgar informações que comprometessem candidatos de Goiás e citou Rezende. As declarações foram publicadas em um artigo no jornal "Diário da Manhã".

"Não se esqueça, Iris, do seu encontro com o manda-chuva e mais dois diretores da Delta, em sua fazenda no Mato Grosso, em que o cardápio trazia pescaria e também outros assuntos não tão republicanos ", ameaçou Cachoeira no texto. O empresário também acusou Rezende de ter recebido dinheiro de jogos ilegais durante a campanha de 1990. Ao comentar o episódio, o coordenador-geral da campanha de Iris, Sandro Mabel, disse ao jornal "Folha de S.Paulo" que não iria discutir com Cachoeira

Campanha eleitoral em Goiás

A capital do Estado passou por uma série de assassinatos nos últimos meses e a violência foi um dos temas mais debatidos durante a campanha eleitoral no Estado. Rezende usou os crimes em sua propaganda de TV para criticar a política de segurança de Perillo.

Ao menos 15 mulheres entre 13 a 29 anos foram mortas a tiros em Goiânia neste ano. Na maioria dos casos, o crime foi cometido por um homem em uma moto, que atirou na vítima sem roubar nada. A polícia goiana ainda não conseguiu esclarecer os crimes.

No programa eleitoral de Rezende, foram exibidos depoimentos da família e amigos de uma das vítimas. A propaganda também mostrou dados que apontam aumento de violência no Estado. De acordo com o jornal "Folha de S.Paulo", casos de homicídios dolosos (com intenção de matar) de janeiro a julho de 2014 cresceram 12,3% em relação ao mesmo período do ano passado e mais de 40% em relação a 2011.

Em um episodio pitoresco da campanha eleitoral em Goiás, Perillo satirizou Rezende na propaganda de TV. O governador tucano mostrou o humorista Pedro Bismarck, em seu personagem Nerso da Capitinga, em vídeos com dinossauros de brinquedo e fazendo ironia aos adversários. Rezende, o concorrente mais velho do tucano, era chamado de "Denossauro".

Eleições 2014 em Goiás
Eleições 2014 em Goiás

Dados socioeconômicos

Goiás tem cerca de de 6,5 milhões de habitantes, segundo estimativas da Pnad 2013 (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios). O Estado tem um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 111,2 bilhões, de acordo com dados do IBGE de 2011.

Seu índice de mortalidade infantil é de 17,7 por mil nascidos vivos, segundo dados do IBGE de 2010 --a média do Brasil é de 14,4 por mil. A taxa de analfabetismo em Goiás é de 7,3% (a média do Brasil é 8,7%).

A taxa de 44,3 homicídios por cem mil habitantes coloca o Estado na 4ª posição no Brasil, de acordo com o Mapa da Violência do Cebela (Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos).

Na enquete "Esperançômetro", do UOL Eleições, a maior parte dos internautas de Goiás afirmou que espera que melhore a segurança pública do seu Estado. Em segundo lugar, aparece o atendimento de saúde.

UOL Eleições também perguntou aos internautas qual é maior problema de Goiás. Na enquete "Avalie seu Estado", segurança pública, corrupção e saúde foram os mais votados. 

Em seu programa de governo, Perillo promete ampliar os investimentos em educação. O tucano anuncia ainda a criação do programa Saúde Junto de Você, que desenvolve ações de acompanhamento de saúde da família.

Caso seja eleito, Iris se compromete em seu programa de governo a criar uma rede de ambulatórios com diversas especialidades médicas em todo o Estado. Na educação, propõe estimular o ensino técnico. Iris também quer implantar um sistema de inteligência na área de segurança pública. 

Marconi Perillo
  • Partido: PSDB
  • Nascimento: 07/03/1963, em Palmeiras de Goiás (GO)
  • Ocupação: governador
  • Vice: Zé Eliton (PP)
  • Coligação: Garantia de um Futuro Melhor para Goiás
    (PRB/PP/PDT/PTB/PSL/PR/PPS/PHS/PMN/PTC/PV/PSDB/PEN/PSD/PTdoB/PROS)

Iris Rezende
  • Partido: PMDB
  • Nascimento: 22/12/1933, em Cristianópolis (GO)
  • Ocupação: advogado
  • Vice: Armando Vergílio (SD)
  • Coligação: Amor por Goiás (PMDB/DEM/SD/PCdoB/PRTB/PTN/PPL)

Raio-X das Eleições

Arte/UOL

Veja a votação em presidente e governador no 1º turno e como ficou a composição do Congresso

Clique para ver

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos