Com força de Cid Gomes, Camilo (PT) e Eunício (PMDB) vão ao 2º turno no CE

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

  • Arte/UOL

    Eunício Oliveira (PMDB) e Camilo Santana (PT) disputam segundo turno no Ceará

    Eunício Oliveira (PMDB) e Camilo Santana (PT) disputam segundo turno no Ceará

O deputado estadual Camilo Santana (PT), 46, e o senador Eunício Oliveira (PMDB), 62, vão disputar o segundo turno no Ceará, após uma mudança no cenário eleitoral nos dias anteriores à votação deste domingo (5).

Com 100% das urnas apuradas, o candidato petista terminou com 47,81% dos votos válidos, com uma vantagem apertada sobre o seu rival peemedebista, que obteve 46,41%. Na disputa pelo Senado, os eleitores cearenses deram a vitória a Tasso Jereissati (PSDB), que conquistou 57,91% dos votos válidos.

Fonte: TSE

Eunício sempre liderou as pesquisas e era apontado como favorito a ganhar o governo ainda no primeiro turno. Porém, na reta final, foi decisivo o apoio do governador Cid Gomes (Pros) a Camilo. Cid chegou, inclusive, a pedir licença do cargo na última semana para se dedicar mais à campanha do petista.

Eunício era aliado de primeira linha dos Gomes até as eleições municipais de 2012, quando trabalharam juntos pela eleição de Roberto Cláudio (Pros) em Fortaleza. Porém romperam em abril deste ano, quando Eunício decidiu lançar candidatura ao governo à revelia da família.

Cid Gomes é governador desde 2007. Seu irmão Ciro foi governador entre 1991 e 1994. A família tem controle do grupo político que governa várias cidades, entre elas a capital Fortaleza. 

Camilo tem uma carreira curta na política e se destacou nos últimos anos como secretário do governo Cid Gomes. Entre 2007 e 2010, foi secretário do Desenvolvimento Agrário. O cargo lhe deu o impulso necessário para, há quatro anos, ser eleito deputado estadual. No segundo governo de Cid, assumiu a Secretaria das Cidades.

Troca de farpas

Durante a campanha, Eunício criticou a posição do governo do Estado, que teria incentivado servidores a ingressarem na campanha de Camilo.

No final de agosto, conseguiu que a Justiça Eleitoral proibisse a participação de funcionários públicos em encontros com o candidato petista durante o horário de expediente. A decisão valeu para empregados das administrações municipais, estadual e federal.

Eunício foi alvo de duros ataques, especialmente do ex-ministro Ciro Gomes, que o chamou de "aventureiro", "mentiroso", "pinóquio" e "petralha"

Apesar das farpas, os dois candidatos alçados ao segundo turno se unem quando o assunto é a disputa presidencial. Ambos apoiam a reeleição de Dilma Rousseff (PT). Mas o racha na base aliada fez Dilma vetar a presença dos dois candidatos em ato realizado por ela em setembro no Ceará, para evitar uma possível saia justa. 

Desafios

O novo governador do Ceará vai enfrentar alguns dos piores indicadores sociais do país. Com 8,7 milhões de habitantes, o Estado tem o terceiro maior índice de homicídios do Brasil, com taxa de 44,6 mortes por 100 mil habitantes, segundo dados do Mapa da Violência 2014, do Instituto Sangari. A média nacional é de 29 mortes a cada 100 mil habitantes.

O trabalhador cearense é o que tem menor renda mensal, com R$ 1.019, ou 40% a menos do que a média nacional.

Eunício afirmou, em seu programa de governo registrado no TSE, que pretende aperfeiçoar o setor de inteligência da polícia, a fim de melhorar as investigações; dar prioridade ao combate contra o tráfico de drogas e reformar as unidades policiais.

Já para melhorar a renda dos cearenses, fala em atrair empresas e "aumentar a inserção internacional da economia, estimulando a vinda de investimentos externos, de maneira a fomentar a criação de emprego e o aumento da renda".

No programa de Camilo, ele planeja fortalecer os órgãos de segurança pública e integrar políticas públicas de combate ao crime. 
 
Disse ainda que vai reforçar as unidades de saúde e desenvolver políticas de apoio às famílias na educação.
 
Segundo a enquete do "Esperançômetro", com internautas do UOL, mais da metade dos eleitores apontam que o que mais esperam que melhore no Estado é a segurança pública. Na enquete "Avalie seu Estado", os cearenses também apontaram a segurança pública como os principais problemas. 

Histórico

Formado em administração de empresas e ciências políticas, Eunício iniciou a vida pública no movimento estudantil. Hoje, ele é líder do PMDB e da maioria no Senado. Filiado ao PMDB desde 1981, ele foi eleito senador pelo Ceará em 2011. 
 
Antes já tinha exercido mandatos de deputado federal desde 1998, tendo sido reeleito duas vezes consecutivas. Também foi ministro das Comunicações entre 2004 e 2005, no governo Lula.
 
Já Camilo foi eleito deputado estadual no Ceará em 2010. É formado em engenharia agrônoma e tem mestrado em desenvolvimento e meio ambiente.
 
Também começou a vida pública no movimento estudantil. Por duas vezes concorreu à Prefeitura de Barbalha (CE), mas foi derrotado. Entre 2007 e 2010, foi Secretário do Desenvolvimento Agrário no governo de Cid Gomes.
Eunício Oliveira
  • Partido: PMDB
  • Nascimento: 30/9/1952, em Lavras da Mangabeira (CE)
  • Ocupação: senador
  • Vice: Roberto Pessoa (PR)
  • Coligação: Ceará de Todos (PMDB / PR / PSDB / DEM / PPS / PRP / PSC / PSDC / PTN)
 
Camilo Santana
  • Partido: PT
  • Nascimento: 3/6/1968, em Crato (CE)
  • Ocupação: deputado
  • Vice: Izolda Cela (Pros)
  • Coligação: Para o Ceará Seguir Mudando (PRB / PP / PDT / PT / PTB / PSL / PRTB / PHS / PMN / PTC / PV / PEN / PPL / PSD / PC do B / PT do B / SD / PROS)
 

Raio-X das Eleições

Arte/UOL

Veja a votação em presidente e governador no 1º turno e como ficou a composição do Congresso

Clique para ver
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos