Antes de votar, Dilma diz não esperar vitória no primeiro turno

Leandro Prazeres

Do UOL, em Porto Alegre

  • SBT/ UOL

A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), disse neste domingo (5) que não acredita em vitória no primeiro turno nestas eleições.

"Não trabalho com essa hipótese. Trabalho com dois turnos. [É] A hipótese com a qual eu tenho trabalhado desde o início das eleições", disse Dilma durante entrevista coletiva concedida nesta manhã em um hotel de Porto Alegre (RS).

Dilma, que vota na capital gaúcha, disse não ter preferências de quem irá enfrentar em um eventual segundo turno.

"Não sou eu que tenho que preferir, é o povo. Eu não sou instância. Quem decidirá é o povo (…) Não tenho como me decidir diante de um candidato ou de outro. Seria desrespeitoso, sobretudo no dia de hoje", disse a candidata minutos antes de se dirigir à Escola Estadual Santos Dumont, na zona Sul de Porto Alegre, onde ela vota.

Pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas no sábado (4) confirmam a liderança de Dilma na corrida presidencial e uma indefinição em relação a seu adversário no segundo turno.

Os levantamentos dos dois institutos de pesquisa mostram o senador Aécio Neves (PSDB) numericamente à frente da ex-senadora Marina Silva (PSB), mas os dois candidatos estão em situação de empate técnico por causa da margem de erro dos levantamentos.

No Datafolha, a petista tem 44% dos votos válidos, contra 26% do tucano e 24% da ex-ministra do Meio Ambiente. No Ibope, Dilma lidera com 46% dos votos válidos. Aécio tem 27%; e Marina, 24%.

A contagem dos votos válidos exclui os nulos, os votos em branco e os indecisos. A margem de erro das duas pesquisas é dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Mudança pacífica

A presidente disse ainda que acredita que, apesar dos protestos por mudanças em 2013, o eleitorado vai optar pela continuidade do governo petista.

  • 35804
  • true
  • http://eleicoes.uol.com.br/2014/enquetes/2014/10/02/qual-candidato-vai-disputar-o-segundo-turno-contra-dilma-rousseff-pt.js

"Eu tenho clareza que, nos últimos 12 anos, nós transformamos o Brasil pacificamente. Um país que tinha mais da metade da sua população pobre e muito pobre em 2002, e que hoje, de cada quatro brasileiros, três estão na classe média pra cima, esse país mudou. E quem quer manter suas mudanças luta por elas", disse a presidente.

O domingo começou cedo para a candidata que, às 7h30, participou de um café da manhã com dirigentes e militantes do PT no Hotel Plaza São Rafael, no Centro Histórico de Porto Alegre. Entre as lideranças estavam o candidato à reeleição ao governo gaúcho, Tarso Genro (PT), e o candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul, Olívio Dutra (PT).

Ela deve embarcar nas próximas horas para Brasília, de onde acompanhará a apuração dos votos.

Segundo o instituto Datafolha, Dilma chega ao primeiro turno das eleições no ápice de se sua popularidade desde que as pesquisas de intenção de voto passaram a incluir a candidata Marina Silva (PSB), na segunda quinzena de agosto.

A inclusão de Marina ocorreu após a morte do então candidato Eduardo Campos (PSB), em um acidente aéreo na cidade de Santos, no dia 13 de agosto.

Segundo o Datafolha, Dilma e Marina chegaram a estar tecnicamente empatadas por três rodadas consecutivas de pesquisas (entre 29 de agosto e 10 de setembro). A partir da pesquisa de 19 de setembro, as duas candidatas passaram a se distanciar nas sondagens.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos