menu

UOL Eleições 2014

Manifesto UOL nas eleições: # Informação Contra o Achismo


Só um vereador do PSOL vai a carreata 'envergonhada' de Marina no Rio

Guilherme Balza
Do UOL, no Rio

  • Guilherme Balza/UOL

    Vereador do PSOL Jefferson Moura (de azul) no jipe ao lado de Marina Silva e Beto Albuquerque

    Vereador do PSOL Jefferson Moura (de azul) no jipe ao lado de Marina Silva e Beto Albuquerque

A dois dias do primeiro turno das eleições, a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, participou de uma pequena carreata pelas ruas da Tijuca, bairro da zona norte do Rio de Janeiro na tarde desta sexta-feira (3). Sem palanque no Estado, onde não apoia nenhum candidato a governador, a ex-senadora só esteve acompanhada do vereador Jefferson Moura, do PSOL, além de Beto Albuquerque, seu vice. 

Não compareceram ao ato o deputado federal e candidato à reeleição Miro Teixeira (Pros), ligado à Rede Sustentabilidade, que cumpriu agenda em Petrópolis, na região serrana. Candidato ao Senado com grande possibilidade de eleger-se, Romário mais uma vez deixou de participar de um evento com Marina. O presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, que tem base no Rio, também não deu as caras. 

Guilherme Balza/UOL
Homem que agitava bandeiras durante carreata de Marina Silva no Rio trocou o nome da candidata: "Presidente é 40! Marina Lima"

Marina circulou pelas ruas da Tijuca em um jipe, ao lado de Beto Albuquerque, durante uma hora. Pelo menos cinco veículos, sem considerar os da imprensa, acompanharam os candidatos, além de um carro de som. Por determinação da candidata, a campanha evitou tratar o evento como "carreata".

"A Marina não é a favor de impulsionar uma carreata porque não é algo sustentável", afirmou Jefferson Moura, que deve migrar à Rede assim que o partido obtiver registro na Justiça Eleitoral.

Durante o trajeto, o sindicalista Joílson Rodrigues, da Executiva nacional do PSB, disse ao microfone ligado ao carro de som que tratava-se de uma "andança".

A carreata de Marina foi confirmada após as 20h de ontem (2).

Segundo Carlos Painel, porta-voz da Rede no Rio, a militância da organização e do PSB foram convocadas, mas poucos compareceram porque a atividade foi chamada em cima da hora.

Sobre Romário, Painel afirmou que ele "tem a agenda muito concorrida".

O militante disse que a Rede possuía cerca de 900 militantes antes de Marina ser oficializada como candidata no lugar de Eduardo Campos. Hoje, diz ele, esse número subiu muito.

Carreata "envergonhada"

Apesar do número reduzido de veículos, a carreata "envergonhada" provocou engarrafamento nas ruas estreitas nos arredores da praça Saenz Peña. Revoltados, alguns motoristas xingaram a campanha. 

Guilherme Balza/UOL
"Presidenciável é a primeira vez que vem aqui na Tijuca. Ninguém tinha vindo antes", disse o aposentado Antonio Filho, 60, que mora há 40 anos no bairro

Moradores do bairro, por outro lado, diziam-se surpresos com o ato de Marina na Tijuca.

"Presidenciável é a primeira vez que vem aqui na Tijuca. Ninguém tinha vindo antes", disse o aposentado Antonio Filho, 60, que mora há 40 anos no bairro.

A dona de casa Maria Matos, 63, achou que Marina é diferente "ao vivo". "Na televisão ela parece frágil, bobinha. Pessoalmente ela parece uma mulher forte", disse.

Queda nas pesquisas

Desde o início da campanha, Marina tem evitado fazer caminhada em função do tumulto que provoca. Nesta sexta, a candidata tentou fazer corpo a corpo dentro do jipe que estava, cumprimentado e tirando fotos com eleitores.

A ex-senadora discursou por cerca de um minuto em cima do jipe. "É assim que se faz uma campanha, não é com a estrutura do dinheiro da corrupção", disse, enquanto ouvia alguns transeuntes fazerem críticas a Dilma Rousseff e ao PT.

Em seguida, Marina concedeu uma breve entrevista coletiva de dentro do jipe. Indagada sobre a queda nas pesquisas, a candidata afirmou ter confiança de que estará no segundo turno e disse que a pesquisa que vale é a de 5 de outubro, dia das eleições. 

Guilherme Balza/UOL
A dona de casa Maria Matos, 63, achou que Marina é diferente "ao vivo". "Na televisão ela parece frágil, bobinha. Pessoalmente ela parece uma mulher forte", disse.

"O PT quer o PSDB e o PSDB quer o PT [no segundo turno]. Porque eles já se acostumaram há 20 anos. Eles vão para o segundo turno, um ganha, outro perde. Agora tem uma terceira força: chama-se sociedade brasileira, que identificou no nosso programa e no nosso projeto a forma de governar", disse Marina. Na sequência, afirmou que sua candidatura representa a "mobilização espontânea" dos brasileiros.

Questionada sobre as declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que ontem afirmou que Aécio e Marina devem estar unidos contra Dilma, a ex-senadora respondeu: "segundo turno a gente discute no segundo turno" e acrescentou: ""No segundo, com tempo igual, vamos vencer a Dilma."

Mais uma vez, Marina usou a corrupção para criticar a adversária. "Dilma disse que iria acabar com a corrupção. Nunca a corrupção esteve tão grande no país."

A educadora Neca Setúbal, herdeira do banco Itaú e coordenadora do programa de governo de Marina, acompanhou a carreata e afirmou que as oposições devem estar unidas no segundo turno. "Cada passo de cada vez. Primeiro a gente tem que se preocupar com o primeiro turno, mas as oposições tem que se unir."

Veja também

Mais comentários