Ibope: no Rio Grande do Sul, Tarso tem 35%, Ana Amélia, 27%, e Sartori, 20%

Do UOL, no Rio

  • Arte UOL

    Segundo a pesquisa, Tarso Genro (PT) e Ana Amélia Lemos (PP) disputariam o 2º turno

    Segundo a pesquisa, Tarso Genro (PT) e Ana Amélia Lemos (PP) disputariam o 2º turno

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (3), a dois dias das eleições, mostra o atual governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), em primeiro lugar na disputa pelo governo estadual, com 35% das intenções de voto. Foi a primeira vez que ele ficou à frente em levantamentos do instituto nesta eleição. O petista registrou cinco pontos percentuais a mais que no levantamento anterior do Ibope no Estado, do dia 24 de setembro.

A candidata do PP, Ana Amélia Lemos, obteve 27%, dez pontos percentuais a menos que no levantamento passado, e aparece em segundo lugar. Em seguida, vem o candidato do PMDB, José Ivo Sartori, com 20%. Na pesquisa do último dia 24, ele aparecia com 15%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Depois, aparecem os candidatos Roberto Robaina (PSOL) e Vieira da Cunha (PDT), ambos com 2%, e Estivalete (PRTB), com 1%. Humberto Carvalho (PCB) não pontuou. Brancos e nulos somam 5%, enquanto 8% não sabem ou não responderam. João Carlos Rodrigues (PMN), era citado na pesquisa anterior, teve a candidatura indeferida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em setembro.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre o último domingo (28) e esta sexta. A pesquisa foi contratada pelo Grupo RBS, custou R$ 130.130,00 e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo RS-00024/2014.

Tarso também apareceu em primeiro lugar pela primeira vez no levantamento divulgado nesta quinta-feira (2) pelo Datafolha, com 32% das intenções de voto. Ana Amélia obteve 28% e ficou em situação de empate técnico com José Sartori, com 23%, já que a margem de erro da pesquisa foi de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo turno

O Ibope fez três simulações de segundo turno na disputa gaúcha. No primeiro cenário, Tarso Genro tem 42% das intenções de voto e aparece tecnicamente empatado com Ana Amélia, que aparece com 41%. Brancos e nulos somam 8%, e 9% não souberam ou não responderam.

No segundo, Sartori está à frente de Ana Amélia com 41% contra 38% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 10%, e 11% não sabem ou não responderam.

No terceiro e último cenário, Tarso tem 43% enquanto Sartori, que aparece com 39% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 9% e 9% não sabem ou não responderam.

Senado

Na corrida por uma vaga no Senado pelo Rio Grande do Sul, a disputa está acirrada segundo a pesquisa Ibope divulgada nesta sexta. Ex-governador do Estado e ex-prefeito de Porto Alegre, Olívio Dutra (PT) aparece à frente com 31% das intenções de voto, empatado tecnicamente com o ex-comentarista de TV Lasier Martins (PDT), que tem 30%.

O senador candidato à reeleição Pedro Simon (PMDB) está em terceiro lugar, com 13%. Em seguida, vêm Simone Leite (PP), com 4%, Júlio Flores (PSTU), com 2% e Ciro Machado (PMN), com 1%. Gold (PRP) não pontuou. Votos brancos e nulos somam 7% e 11% não souberam ou não opinaram.

Eleições 2014 no Rio Grande do Sul
Eleições 2014 no Rio Grande do Sul

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos