Bonner se atrapalha, corta aplausos a FHC e se irrita com estouro do tempo

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Apresentador William Bonner sorteia os temas das perguntas aos candidatos que participaram do debate

    Apresentador William Bonner sorteia os temas das perguntas aos candidatos que participaram do debate

O apresentador William Bonner, que mediou o debate da "TV Globo" com os candidatos à presidência da República, nesta quinta-feira (2), se atrapalhou em pelo menos duas oportunidades com as regras do debate, chamou a atenção da plateia por aplaudir a presença do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e mostrou irritação com os candidatos, que em diversos momentos extrapolaram o tempo da resposta.

Bonner se atrapalhou pela primeira vez no segundo bloco, quando pediu a Dilma que escolhesse para quem faria a pergunta. Ela escolheu Aécio e quando se preparava para começar, foi interrompida pelo apresentador. 

"Um minuto só, candidata, eu acabei de me atrapalhar, porque primeiro eu tenho que sortear o tema. Perdão, é o papel das estatais. A falha foi minha, perdão", disse.

Logo em seguida, ele sorteou o tema "previdência", para uma pergunta do Pastor Everaldo (PSC) endereçada a Aécio Neves (PSDB).

O candidato do PSC fugiu deliberadamente do tema. Bonner só interrompeu quando Aécio Neves havia iniciado a resposta.

"Mesmo sendo do assunto 'previdência', meu querido senador Aécio, eu queria falar de um assunto que tem incomodado o Brasil. O PAC só conseguiu realizar em torno de 30% do que foi programado. O PAC, eu pergunto, é um programa de atraso do crescimento ou um programa de aceleração da corrupção?", perguntou Everaldo.

Bonner se atrapalha e chama a atenção do Pastor Everaldo

Aécio respondeu como se nada tivesse percebido de errado: "Candidato, o PAC é um conjunto de investimentos do governo que deram a ele uma marca, deram a ele um slogan...", até ser interrompido por Bonner.

"Os senhores me permitam, esse bloco é de tema determinado por sorteio: previdência. Vamos começar de novo, o senhor pode fazer a pergunta, pastor, sobre previdência. Em respeito às regras do debate..."

Aparentemente sem saber o que perguntar, Pastor Everaldo não se estendeu. "Então, senador, o que tem a me dizer sobre a previdência no Brasil?".

Em um momento de descontração, Bonner pediu para que Aécio ficasse no púlpito para uma pergunta sobre o "custo Brasil". Aécio se animou e perguntou se poderia questionar Dilma Rousseff.

"Não, ela já respondeu a duas perguntas. Qualquer outro candidato, menos a candidata Dilma", respondeu Bonner. Aécio riu, se dirigindo a Dilma. "Que pena, candidata, está vendo?". Dilma abriu os dois braços, rindo.

Aécio então fez a pergunta a Eduardo Jorge, que em sua resposta citou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O bastante para Aécio citar sua presença, que foi aplaudida por parte da plateia que lá estava. "Já que citou o ex-presidente Fernando Henrique, quero citar sua presença aqui, muito honrosa para mim", afirmou o tucano.

Porém, a intervenção rendeu uma bronca do apresentador. "Por favor, plateia..." Em diversos momentos do debate, o apresentador não escondeu a irritação com as falas longas dos candidatos, que várias vezes extrapolaram o tempo. Em diversas ocasiões ele coçou a orelha e repetiu: "O tempo, candidato".

Nas redes sociais, Bonner foi criticado por abrir o debate pedindo aplausos aos candidatos e pelo pedido feito em seguida: "Que as discussões sejam civilizadas". 

William Bonner completou 50 anos em 2013: Veja fotos descontraídas do jornalista
Veja Álbum de fotos

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos