PF apreende carro de som de tucano que divulgava mensagem antipetista em GO

Do UOL, em Goiânia

  • Divulgação/PF

    A Polícia Federal apreendeu carros de som de Marconi Perillo por divulgação de mensagem contra candidatura petista

    A Polícia Federal apreendeu carros de som de Marconi Perillo por divulgação de mensagem contra candidatura petista

Dois carros de som ligados à campanha do atual governador de Goiás e candidato à reeleição, Marconi Perillo (PSDB), foram apreendidos pela Polícia Federal (PF), em Anápolis (a 55 quilômetros de Goiânia), nesta quinta-feira, 2, por divulgarem informação falsa sobre a candidatura de Antônio Gomide (PT). Pelos autofalantes dos veículos, a mensagem dizia que a chapa do petista havia sido cancelada pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e as pessoas que votassem nele teriam os votos anulados.

O áudio afirmava ainda que o eleitor jogaria o voto fora. O motorista de um dos carros apreendidos, José Sebastião da Silva disse em depoimento que é contratado pela campanha de Perillo e recebeu o CD em um comitê.

A divulgação aconteceu um dia após o vice-candidato na chapa de Gomide, Tayrone Di Martino, protocolar a renúncia ao cargo no TRE. O caso foi explorado pelo áudio dos veículos de som, que afirmava que a decisão do vice teria impugnado a chapa petista.

Depois da desistência de Tayrone, o diretório estadual do partido anunciou que a vaga seria ocupada pelo professor José do Carmo, conhecido como Zé do Carmo. Na tarde desta quinta-feira (2), a substituição foi protocolada no TRE, que vai dar andamento ao processo e se posicionar sobre o caso.

Em nota, o procurador regional eleitoral em Goiás, Marcello Santiago Wolff,  esclareceu que as alterações realizadas na Lei nº 12.891/2013, a minirreforma eleitoral, não valem para as eleições deste ano e a troca do vice é possível. Ele disse que qualquer candidato pode ser substituído até a véspera das eleições.


Em entrevista por telefone, o candidato do PT, Antônio Gomide, ex-prefeito de Anápolis, disse que aguarda que a Polícia Federal e a Justiça Eleitoral cumpram a legislação eleitoral, que prevê a punição do comitê tucano pelo crime eleitoral. Para a legislação eleitoral, a propaganda eleitoral com declarações que não condizem com a verdade, sobretudo, que podem influenciar na decisão da população, é crime eleitoral passível de punição. O Código Eleitoral prevê pena de dois meses a um ano de detenção e pagamento de 120 a 10 dias-multa.

Segundo Gomide, mais de dez veículos, além dos dois apreendidos, circularam pela cidade durante todo o dia divulgando que a impugnação da chapa petista. "Esse fato impactou negativamente na minha campanha sim porque denegriu a nossa imagem, falseando os fatos para buscar influenciar o eleitor de Anápolis. O comitê de Marconi Perillo tem feito um esforço para superar a qualquer custo as pesquisas que indicam a minha liderança nas intenções de votos na cidade."

A reportagem do UOL tentou contato com o coordenador da campanha tucana no interior, Sérgio Cardoso, que não atendeu às ligações. O presidente estadual do PT, Ceser Donisete, disse que a legenda vai solicitar a abertura de inquérito policial e moverá ação judicial para que os responsáveis pelo caso sejam investigados e punidos.

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos