Lobão Filho acusa presidente do TCE de subornar prefeitos por apoio no MA

Carlos Madeiro

Do UOL, em São Luís

  • Beto Macário/UOL

    O candidato ao governo do Maranhão Edison Lobão Filho (PMDB) fez denúncia contra o presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Edmar Cutrim

    O candidato ao governo do Maranhão Edison Lobão Filho (PMDB) fez denúncia contra o presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Edmar Cutrim

O senador e candidato ao governo do Maranhão, Edison Lobão Filho (PMDB), denunciou, nesta quinta-feira (2), que o presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Edmar Cutrim, teria subornado, pagando em "dinheiro vivo", ex e atuais prefeitos do Estado para mudar de lado e apoiar a candidatura de Flávio Dino (PC do B) ao governo maranhense.

Cercado de vários integrantes do PMDB local, entre eles o deputado federal Sarney Filho (PMDB), o senador concedeu entrevista e apresentou um CD com a cópia de um suposto diálogo de Cutrim com outras pessoas, na tarde de quarta-feira (1º), falando sobre pagamentos que teria feito em troca de apoios ao adversário do pemedebista.

Lobão Filho disse que o áudio é de uma ligação feita pela governadora Roseana Sarney, à qual Cutrim teria atendido sem perceber e continuado a conversa com seus interlocutores. Roseana gravou 30 minutos da ligação, aos quais o UOL teve acesso. No áudio, porém, não é possível identificar os autores das falas.

Segundo Lobão, as declarações do presidente do TCE são "gravíssimas" e apontariam para um "suborno" de prefeitos do interior. "O presidente do TCE fala em pagamento em dinheiro ao ex-prefeito Sessé [ex-prefeito de Apicum-Açu, Sebastião Monteiro], e fala também de vários prefeitos", afirmou.

Um dos pivôs da polêmica é Gil Cutrim, filho do presidente do TCE e prefeito de São José do Ribamar. Nesta quarta-feira, ele anunciou retirada do apoio a Lobão Filho e resolveu apoiar Flávio Dino, que lidera as pesquisas de intenção de votos no Estado. A mudança, segundo Lobão Filho, teria ocorrido por após o recebimento de dinheiro.

Ação na Justiça

Lobão Filho informou que os advogados da coligação "Para Frente Maranhão" estão analisando a gravação para ingressar com medidas na Justiça Eleitoral. Para o senador, o resultado da eleição do próximo domingo (5) já está comprometido, o que pode render "até a anulação do pleito."

"O TCE tem o dever de fiscalizar. É um poder muito grande na mão de uma pessoa, que se é mal utilizado, tem a força de influenciar na eleição. Mesmo assim tenho uma convicção de que estarei no segundo turno", afirmou.

Edmar Cutrim sempre foi ligado ao grupo de Sarney, mas surpreendeu a retirar o apoio a Lobão Filho. "Tem de perguntar a ele [porquê mudou de lado]", afirmou o secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad.

O UOL tentou contato com Edmar Cutrim, mas ele não atendeu as ligações. A assessoria de imprensa do TCE informou que ele vai se pronunciar, ainda nesta quinta-feira, sobre as denúncias feitas pelo senador.

Já a assessoria de Flávio Dino informou que a gravação "não tem nenhuma relação com o candidato."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos