Venda de título de capitalização em Roraima está suspensa até domingo

Do UOL, em São Paulo

A pedido do Ministério Público Eleitoral, a Justiça de Roraima determinou a suspensão da comercialização de títulos do Roraicap - Roraima Capitalização Ltda. nas 24 horas que antecedem as eleições de 2014, sob pena de incorrer em crime de desobediência. A medida visa prevenir e coibir a chamada compra de votos.

A decisão judicial foi proferida nesta segunda-feira (29), determinando que a Roraicap suspenda a comercialização dos títulos a partir das 8h do dia 4 de outubro e finalizando às 18h do dia 5 de outubro.

O não cumprimento da decisão pode render detenção de três meses a um ano e pagamento de 10 a 20 dias-multa.

Luiz Antônio Araújo de Souza, promotor responsável pela 5ª Zona Eleitoral e autor da ação, destaca que "os pontos de venda dos títulos de capitalização 'Roraicap' ocupam posição estratégica para concretização de eventual crime eleitoral materializado na odiosa 'boca de urna' e compra de votos, visto que estão distribuídos por toda a cidade, alcançando todas as seções eleitorais da 5ª Zona, conferindo aparência de legalidade para operações financeiras com o intuito de direcionar o resultado do certame eleitoral".

Ainda conforme o promotor, a experiência dos últimos pleitos eleitorais do Estado de Roraima demonstra que os dias que antecedem à votação são "reservados" por candidatos e coligações desonestas para a realização de cooptação irregular de voto.

"A crescente fiscalização, com o aparelhamento e a atuação ostensiva dos órgãos de controle, inibiram práticas que eram corriqueiras, como distribuição de alimentos, combustível etc. Contudo, levaram os infratores às novas práticas para influírem na livre escolha do eleitor, desequilibrando o processo eleitoral", afirma o promotor.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos