Ibope Rio: Pezão tem 31%, Garotinho registra 24% e Crivella, 16%

Do UOL, no Rio

Pesquisa eleitoral divulgada nesta terça-feira (30) pelo Ibope aponta que o atual governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) aparece com 31% das intenções de voto na disputa pelo governo do Rio de Janeiro. Em seguida, no levantamento, vem o deputado federal Anthony Garotinho (PR), com 24%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Na sequência, aparecem o senador Marcelo Crivella (PRB), com 16%, e Lindberg Farias (PT), com 9%. Na quinta colocação, o candidato Tarcísio Motta (PSOL) soma 1% das intenções de voto, mesmo percentual de Dayse Oliveira (PSTU). Ney Nunes (PCB) não pontuou. Os votos em branco ou nulos somam 12%, e 6% não souberam informar ou não responderam.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores, entre os dias 25 e 30 de setembro. A pesquisa, encomendada pela TV Globo, foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número RJ-00048/2014 e custou R$ 133.933,80.

No levantamento do instituto divulgado no último dia 23, Pezão apareceu pela primeira vez numericamente à frente de Garotinho, com 29% das intenções de voto contra 26%. Por conta da margem de erro, os dois candidatos estavam tecnicamente empatados.

Segundo turno

O Ibope avaliou três cenários de uma possível disputa no segundo turno. Se o cenário fosse entre Garotinho e  Pezão, o atual governador do Estado teria 46% dos votos, contra 31% para Garotinho. Nesse caso, 17% dos entrevistados votariam branco ou nulo, e 6% não souberam ou não responderam.

O instituto analisou um novo cenário: Pezão e Crivella. Concorrendo com o candidato do PRB, Pezão teria 43% contra 32% de Crivella. Brancos ou nulos seriam 17%, e 8% não sabem ou não quiseram responder.

Na disputa entre Garotinho e Crivella, o senador do PRB teria 37%, enquanto o candidato do PR teria 32% das intenções de voto. Brancos e nulos seriam 23%, e 7% não sabem ou não responderam.

Rejeição

Segundo a pesquisa, Garotinho tem a maior rejeição entre os eleitores: 40% dos entrevistados não votariam nele de jeito nenhum. Lindberg têm taxa de rejeição de 20%, seguido por Pezão, com 16%. A rejeição a Crivella é 14%.

Ney Nunes tem 11% de rejeição, seguido por Dayse Oliveira, com 10%. O candidato com a menor rejeição é Tarcísio Motta, com 9%. Já 17% dos entrevistados não sabem ou não opinaram, e 9% poderiam votar em todos os candidatos.

Avaliação

O mesmo levantamento do Ibope identificou que o governo do Rio de Janeiro é avaliado como regular por 38% dos entrevistados. Já 30% das pessoas ouvidas na pesquisa consideram o governo ótimo (5%) ou bom (25%).

Já a avaliação do governo de Luiz Fernando Pezão (PMDB) como ruim (12%) ou péssimo (11%) foi de 33%. Entre os entrevistados da pesquisa desta terça, 10% não souberam ou não responderam.

Eleições 2014 no Rio de Janeiro
Eleições 2014 no Rio de Janeiro

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos