Ibope: em Minas, Pimentel tem 45% e Pimenta da Veiga, 25%

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PT ao governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel, mantém vantagem sobre Pimenta da Veiga (PSDB), de acordo com a pesquisa de intenção de voto divulgada nesta terça-feira (30) pelo Ibope.

Pimentel sobe um ponto percentual e aparece com 45%, contra 25% de Veiga. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Somados, os adversários do petista teriam 31% das intenções de voto, o que seria insuficiente para impedir a vitória do candidato ainda no primeiro turno, no próximo dia 5 de outubro.

Tarcísio Delgado (PSB) tem 3%. Fidélis (PSOL), Professor Túlio Lopes (PCB) e Cleide Donária (PCO) têm 1% dos votos cada. Já o candidato do PSDC, Eduardo Ferreira, não pontuou.  Brancos e nulos somam 10%, enquanto 14% dos entrevistados disseram não saber em quem vão votar.

Em um eventual segundo turno entre Pimentel e Pimenta da Veiga, o petista teria 46% dos votos, contra 27% do tucano. Brancos e nulos somam 12%, e 15% não sabem ou não responderam.

Fidélis e Pimenta da Veiga são os candidatos com a maior rejeição. Cada um deles aparece com 15%. Na sequência, estão Pimentel (12%), Tarcísio (10%), Eduardo (9%), Professor Túlio Lopes (9%) e Cleide (8%).

A pesquisa também avaliou o governo de Alberto Pinto Coelho (PP). Entre os eleitores ouvidos, 33% consideram a atual gestão com ótimo ou bom. Outros 30% avaliaram o governo como regular e 17% o classificam como ruim ou péssimo.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro. A pesquisa, encomendada pela "TV Globo", está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número MG-00164/2014.

Disputa no senado

O candidato do PSDB, Antonio Anastasia, aparece com 46% das intenções de voto na disputa ao cargo de senador no Estado. Na sequência, aparece Josué Alencar (PMDB), que registrou 23%.

Geraldo Batata (PSTU), Graça (PCO), Margarida (PSB), Pablo Lima (PCB) e Tarcísio (PSDC) aparecem com 1%, cada. O candidato do PTdoB, Edilson Nascimento, não pontuou.

Votos brancos e nulos somam 12%. Os que não souberam ou não responderam totalizam 14%.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos