Ibope: Richa tem 47% das intenções de voto; Requião tem 28%

Do UOL, em São Paulo

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), candidato à reeleição, manteve a liderança na corrida eleitoral no Estado, com 47% das intenções de voto, de acordo com pesquisa do Ibope divulgada nesta segunda-feira (29).

Em segundo lugar aparece o candidato do PMDB, Roberto Requião, com 28%, seguido por Gleisi Hoffmann (PT), com 9%, e Ogier Buchi (PRP), com 1%. Juntos, os demais candidatos --Bernardo Pilotto (PSOL), Geonisio Marinho (PRTB), Rodrigo Tomazini (PSTU) e Tulio Bandeira (PTC)-- têm 1% das intenções dos votos.

Brancos e nulos somam 7%. Estão indecisos 7% dos entrevistados.

A pesquisa, encomendada pela RPC TV, foi realizada entre os dias 26 a 28 de setembro. Foram entrevistados 1.204 eleitores em 65 municípios do Estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Esta é a quarta pesquisa feita pelo Ibope no Paraná após o registro das candidaturas. Na sondagem anterior, que foi publicada no dia 19 de setembro, Beto Richa liderava com 47% das intenções de voto, seguido por Requião, com 30%, e Gleisi, com 12%.

Segundo turno

O instituto também simulou um cenário de segundo turno entre Beto Richa e Requião. Segundo o Ibope, o tucano venceria por 52% a 33%. Ao todo, 6% dos entrevistados não sabem ou não responderam. Branco e nulo totalizaram 8%. 

Beto Richa também sairia vitorioso caso disputasse o segundo turno com Gleisi Hoffmann. O candidato do PSDB aparece com 58% das intenções de voto, contra 25% da petista. Brancos e nulos somam 11%, não souberam ou não responderam outros 7%.

Um terceiro possível cenário também foi simulado pelo Ibope. Requião venceria Gleisi por 47% a 27%. Brancos e nulos somam 17%, não souberam ou não responderam outros 8%.

Rejeição

A pesquisa Ibope também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Requião é o que tem o maior índice de rejeição, com 23%, tecnicamente empatado com Gleisi Hoffmann, que tem 22%. Beto Richa tem 16% de rejeição.

Na sequência aparecem Tulio Bandeira (8%), Ogier Buchi (7%), Rodrigo Tomazini  (7%), Geonisio Marinho (6%) e Bernardo Pilotto (6%). Poderiam votar em todos candidatos 9% dos pesquisados, e 26% não responderam.

A pesquisa está registrada no TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) sob o número PA-00042/2014 e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR- 00886/2014.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos