Ibope: Henrique Alves tem 38% e Faria, 31%, no RN

Do UOL, em Maceió

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (29) mostra o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) segue na frente na disputa pelo governo do Rio Grande do Norte, com 38% das intenções de voto.

Apesar de liderar, o presidente da Câmara viu a diferença cair dois pontos percentuais para o segundo colocado, o vice-governador Robinson Faria (PSD), que aparece com 31% das intenções de voto. A queda está dentro da margem de erro.

Na pesquisa anterior, divulgada no último dia 15, Henrique Alves tinha nove pontos percentuais a mais: 40% contra 31% de Robinson Faria.

Ainda conforme o levantamento divulgado nesta segunda-feira, Robério Paulino (PSOL) aparece com 3%, Simone Dutra (PSTU) com 2% e Araken Barbosa Farias (PSL) com 1%.

Somadas as intenções de todos candidatos, Henrique está apenas um ponto percentual acima: 38% contra 37%, ou seja, dentro da margem de erros de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os votos brancos e os nulos somariam 15%, e os indecisos são 10%.

Segundo turno

O Ibope também simulou um segundo turno, com empate entre Henrique Alves e Robinson Faria, que estão com 40%. Brancos e nulos somariam 5% e não sabem e não responderam, 15%

A pesquisa foi contratada pela "TV Cabugi" e tem nível de confiança estimado em 95%. O levantamento ouviu 812 pessoas, entre os dias 25 e 28 de agosto, e foi registrado no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o protocolo RN-00036/2014.

Rejeição

A pesquisa também mediu a taxa de rejeição dos candidatos. Henrique Alves aparece com 37%. Robinson Faria tem a segunda maior taxa, com 27%. Araken Farias vem em seguida com 25%, Simone Dutra tem 21% e Robério Paulino, 16%.

O levantamento apontou que 7% dos entrevistados poderiam votar em todos os candidatos, enquanto 21% não sabem ou não responderam em quem votariam.

Disputa pelo Senado

Na disputa pelo Senado, o cenário agora é de empate entre a vice-prefeita de Natal, Wilma Faria (PSB), e a deputada federal Fátima Bezerra (PT), ambas com 35%. Na pesquisa anterior, o cenário estava 38% contra 32% para Bezerra.

Roberto Ronconi (PTC), Professor Lailson (PSOL) e Ana Célia (PSTU) registraram 1% das intenções de voto cada um, marcou 1%. Os votos nulos e brancos somariam 13% e os indecisos foram 14%.

Dilma líder

Na disputa presidencial, Dilma Rousseff (PT) aparece com 51% das intenções de voto dos potiguares e lidera à frente de Marina Silva (PSB), com 22%; Aécio Neves (PSDB), com 9% e Pastor Everaldo (PSC), que tem 1%.

A soma dos demais candidatos deu menos de 1%. Brancos e nulos seriam 8%, mesmo índice de pessoas que não sabem ou não responderam.

Desaprovação do governo

A pesquisa também ouviu os eleitores sobre a avaliação da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Apenas 10% avaliam o governo como ótimo ou bom. Outros 17% consideram regular, enquanto a classificação ruim e péssimo chegam a 69%.

Não sabem ou não responderam 4% dos entrevistados.

A atual governadora potiguar não concorre à reeleição em outubro. Sua candidatura foi vetada pelo partido Democratas em junho --em votação, a sigla decidiu abrir mão da candidatura própria para fortalecer a chapa proporcional e ampliar a aliança com outras legendas.

Rosalba obteve a pior avaliação entre os governadores do Brasil, segundo a pesquisa CNI/Ibope divulgada em dezembro de 2013.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos