Ibope: Em Mato Grosso, Pedro Taques tem 44%, Lúdio, 26%, e Janete, 9%

Do UOL, em São Paulo

O senador Pedro Taques (PDT) lidera a corrida eleitoral pelo governo de Mato Grosso, com 44% das intenções de voto, segundo pesquisa divulgada pelo Ibope nesta quinta-feira (25). O senador oscilou um ponto percentual em relação à última pesquisa, divulgada no dia 4 de setembro, quando aparecia com 43%.

Em segundo lugar, Lúdio Cabral (PT) cresceu dez pontos percentuais desde o último levantamento. Ele aparece com 26% das intenções de voto, contra 16% no último dia 4.

Em terceiro lugar, aparece Janete Riva (PSD), que substitui o marido, o deputado estadual José Riva (PSD), que renunciou à candidatura após ser barrado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com base na lei da Ficha Limpa. Janete tem 9% das intenções de voto. No último levantamento, José Riva tinha 13%.

Dr. José Roberto (PSOL) tem 1% das intenções de voto, empatado com Muvuca (PHS), também com 1%. Brancos e nulos somam 9%, e 10% não sabem ou não responderam.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa foi encomandada pela "TV Centro América" e está registrada sob o protocolo MT-00093/2014 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O Ibope ouviu 812 eleitores em 39 municípios entre os dias 22 e 24 de setembro.

Rejeição

O instituto também perguntou aos entrevistados em qual candidato eles não votariam "de jeito nenhum". A maior rejeição é de Janete, que tem 31%. Na sequência aparecem Muvuca, com 19%, Pedro Taques, com 13%, Lúdio Cabral, com 10% e Dr. José Roberto, com 10%.  Entre os entrevistados, 9% disseram que poderiam votar em todos, e 28% não souberam ou não responderam.

Avaliação do governador

Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação ao governo Silval Barbosa. Segundo o Ibope, 18% disseram que a administração dele é "ótima ou boa". Outros 37% afirmaram que ela é regular. Os que dizem que é "ruim ou péssima" somam 38%. Não souberam ou não responderam, 6%.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos