Flávio Dino lidera com 48% contra 27% de Lobão Filho no Maranhão, diz Ibope

Do UOL, em Maceió e em São Paulo

Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (20) mostrou crescimento do ex-deputado federal Flávio Dino (PCdoB) na disputa pelo governo do Maranhão. Segundo o levantamento, Flávio tem 48% das intenções de voto, enquanto o senador Edison Lobão Filho (PMDB) caiu e, agora, está com 27%.

Os candidatos Pedrosa (PSOL), Professor Josivaldo (PCB), Saulo Arcangeli (PSTU) e Zé Luis Lago (PPL) somaram, juntos, 1%.

Os votos brancos e os nulos somaram 8% e indecisos, 16%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa apontou crescimento de Dino nas intenções de votos, em comparação à pesquisa anterior, divulgada no dia 6, quando Flávio Dino tinha 42% e Lobão Filho, 30% das intenções de voto.

O Ibope também simulou um cenário de segundo turno entre Dino e Lobão Filho. Nesta situação, o comunista venceria com 51% dos votos, contra 30% do adversário, com 6% de votos brancos e nulos. A proporção de indecisos é de 13%.

Sobre rejeição, Lobão Filho lidera, com 31%, contra 13% de Flávio Dino. Os outros candidatos apresentam rejeição entre 6% e 10%.

Flávio Dino foi ex-presidente da Embratur e não conta com apoio do PT, mas sim do candidato a presidente Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB).

Lobão Filho é candidato da atual governadora do Maranhão, Roseana Sarney, que não concorre a nenhum cargo na eleição de outubro. O levantamento ouviu 1.204 pessoas entre os dias 17 e 20 de setembro e foi encomendado pela TV Mirante. O nível de confiança é estimado em 95%. A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o protocolo MA-00052/2014.

Senado e avaliação do governo

Na disputa pela vaga no Senado, Gastão Vieira (PMDB) aparece numericamente à frente, com 26%, mas tecnicamente empatado com Roberto Rocha (PSB), que tem 24%. Haroldo Saboia (PSOL) e Marcos Silva (PSTU) obtiveram 3% das intenções de voto; Evan de Andrade (PCB) e Gersão (PPL), somente 1%. Os entrevistados dispostos a votar em branco ou anular representam 13%, e chega a 29% a proporção de indecisos.

De acordo com o levantamento do Ibope, o governo Roseana Sarney (PMDB) é considerado ótimo ou bom por 24% dos entrevistados; regular, por 28%; e ruim ou péssimo, por 40%. Oito por cento não souberam avaliam a gestão. Ademais, 54% desaprovam a administração, contra 34% que aprovam; e 59% não confiam, ante somente 28% que confiam.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos