Ibope: Rollemberg tem 28% dos votos e Agnelo e Frejat empatam com 21% no DF

Do UOL, em Brasília

  • Pedro Ladeira/Folhapress

    Candidatos ao governo do Distrito Federal durante debate promovido pelo UOL, Folha de S. Paulo e SBT

    Candidatos ao governo do Distrito Federal durante debate promovido pelo UOL, Folha de S. Paulo e SBT

Se as eleições fossem hoje, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB) teria 28% dos votos para o governo do Distrito Federal, aponta pesquisa Ibope/Globo divulgada nesta quinta-feira (18). Em segundo lugar, aparecem empatados o governador, Agnelo Queiroz (PT), candidato à reeleição, e Jofran Frejat (PR), com 21% das intenções de voto.

Rollemberg é o candidato do mesmo partido da ex-senadora Marina Silva (PSB), candidata à Presidência.

Frejat substituiu José Roberto Arruda, que liderava as intenções de voto e teve a candidatura cassada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com base na Lei da Ficha Limpa e renunciou à campanha na semana passada. 

O deputado federal Luiz Pitiman (PSDB) tem 5%, e o candidato do PSOL, Toninho, tem 3% da preferência do eleitorado ouvido pela pesquisa. Perci Marrara, do PCO, não pontuou na pesquisa.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais e para menos.

Brancos e nulos representam 12%. Entre os entrevistados, 10% não souberam responder.

O Ibope ouviu 1.204 eleitores entre os dias 13 e 18 deste mês. A pesquisa está registrada no TRE-DF sob o número DF-00043/2014. A margem de confiança da pesquisa é de 95%.

Pesquisa Ibope anterior divulgada em 26 de agosto mostrava Arruda, que deixou a disputa, com 37% dos votos, Agnelo e Rollemberg empatados com 16%, Toninho tinha 4% e Pitiman, 3%. Perci não pontou na última pesquisa.

Segundo turno

O Ibope também perguntou aos eleitores em quem votariam em caso de segundo turno. Em um eventual segundo turno entre Rollemberg e Agnelo, o candidato do PSB venceria o pleito com 53% dos votos, contra 24% do petista. Brancos e nulos somam 15% nesse cenário e 8% não sabem ou não responderam.

Em uma disputa entre Rollemberg e Frejat, o pessebista também ganharia a eleição com 45% dos votos, enquanto o candidato do PR teria 29%. Brancos e nulos representam 16% nesse cenário e 9% não sabem ou não responderam.

Se a disputa pelo segundo turno fosse entre Frejat e Agnelo, o candidato do PR tem 43% das intenções de voto e o governador, 29%. Nesse cenário, brancos e nulos são 18% e 10% não sabem ou não responderam.
 

Rejeição

A pesquisa também mediu o índice de rejeição dos candidatos ao governo do DF. Agnelo tem a maior taxa, 45% dos eleitores consultados afirmaram que não votariam nele de jeito nenhum.

Jofran tem 13% de rejeição. Perci e Toninho aparecem com 12%, Pitiman vem em seguida, com 11% e Rollemberg tem 6%.

Do total de eleitores, 7% disseram que votariam em qualquer um dos candidatos e 17% afirmaram não saber quem não votaria de jeito nenhum.

Avaliação de governo de Agnelo

De acordo com a pesquisa do Ibope, 48% dos eleitores consideram a gestão do petista de Agnelo ruim ou péssima. Consideram regular 31% dos entrevistados e ótimo ou bom, 18%. O percentual dos que não souberam responder é de 4%.

Na avaliação pessoal de Agnelo, 63% dos entrevistados consultados pelo Ibope desaprovam a atual administração, contra 29% que aprovam. Os que não sabem ou não responderam são 8%.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos