Deputado usa carro com cores e símbolo da CET para espalhar cavaletes em SP

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

  • Juliana Vilhena

    Carro com cores e símbolos da CET distribui cavaletes do candidato Feliciano Filho

    Carro com cores e símbolos da CET distribui cavaletes do candidato Feliciano Filho

A campanha à reeleição do deputado estadual Feliciano Filho (PEN-SP) usou uma caminhonete que pertencia à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) até 2013 e que ainda carrega símbolos e números da companhia estatal para espalhar pelas ruas de São Paulo cavaletes de propaganda de sua candidatura. A CET é a empresa responsável por gerenciar o trânsito na capital.

De acordo com o artigo 46 da Lei de Contravenções Penais, é proibido "usar, publicamente, de uniforme, ou distintivo de função pública que não exerce; usar, indevidamente, de sinal, distintivo ou denominação cujo emprego seja regulado por lei".

O veículo, de placa DFT 9341, foi a leilão em outubro de 2013, quando a CET promoveu uma renovação de sua frota.

Divulgação
O candidato Feliciano Filho (PEN-SP), defensor da causa animal

"A realização de leilões integra a rotina de renovação da frota de veículos da Companhia. Antes de ir a leilão, a viatura sofre descaracterização completa: são retirados giroflex, rádio de comunicação, etc. O logotipo e prefixo também são descaracterizados antes da entrega ao novo proprietário", afirmou, em nota, a empresa municipal.

A caminhonete de campanha flagrada nas ruas de São Paulo pela reportagem do UOL, no entanto, tinha visível em sua traseira a marca da CET e seu antigo prefixo, de quando ainda era pertencente à companhia estatal.

O deputado deu duas versões sobre o veículo, entre 16h e 17h, desta quinta-feira (18).  

"Quero deixar claro que esta caminhonete já foi da CET, mas atualmente é de um particular, que me emprestou para a campanha. Este empréstimo será devidamente informado em nossa declaração de doações para campanha", afirmou Feliciano.

"Quero esclarecer também que a caminhonete está devidamente descaracterizada, sem nenhum tipo de símbolo ou marca da CET", disse.

Mais tarde, Feliciano procurou de novo o UOL, com uma nova versão. "Fui olhar a caminhonete e percebi que fui vítima de fraude. Alguém arrancou os adesivos que tapavam a marca e o número da CET", afirmou.

Feliciano disse ainda não ter nenhum palpite de quem poderia ter feito tal ato.

Causa animal

Graduado em economia, Feliciano Nahimy Filho (PEN) foi eleito em 2004 para o mandato de vereador em Campinas (99 km de SP), tendo sido o mais votado do município.

Em 2006, elegeu-se deputado estadual com 43.643 votos. Em 2010, foi reeleito com 137.573 votos.

Sua principal bandeira sempre foi a defesa dos direitos dos animais. É autor, por exemplo,  da chamada Lei da Nota Fiscal Animal (14.728/12), sancionada em 28 de março de 2012, que estende os benefícios da Nota Fiscal Paulista às entidades de proteção animal sem fins lucrativos.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos