Ibope: Pimentel tem 43% e Pimenta da Veiga 23% das intenções de voto em MG

Do UOL, em São Paulo

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (16) aponta que o candidato Fernando Pimentel (PT) aumentou sua vantagem à frente da disputa ao governo de Minas Gerais, com 43% das intenções de votos. Na pesquisa anterior, divulgada no dia 26 de agosto, o candidato petista tinha 37%.

Somados, os adversários de Pimentel teriam 30% das intenções de voto, o que seria insuficiente para impedir a vitória do petista ainda no primeiro turno, no próximo dia 5 de outubro.

Em segundo lugar, aparece Pimenta da Veiga (PSDB) com 23% das intenções de voto, o mesmo índice da última pesquisa.

Tarcísio Delgado (PSB) aparece com 3%, e Fidélis (PSOL), com 2%. Eduardo Ferreira (PSDC) e Professor Túlio Lopes (PCB) têm 1% dos votos cada. Cleide Donária (PCO) não pontuou. 

Brancos e nulos somam 10%, e outros 17% não sabem  ou não responderam em quem irão votar. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.  

O Ibope ouviu 20.002 eleitores entre os dias 13 e 15 de setembro. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MG-00092/2014.

Em um eventual segundo turno entre Pimentel e Pimenta da Veiga, o petista teria 48% dos votos, contra 26% do tucano. Brancos e nulos somam 10, e 17% não sabem ou não responderam.

Pimenta da Veiga (PSDB) tem maior rejeição

A pesquisa Ibope também ouviu os eleitores sobre em qual candidato não votaria "de jeito nenhum". A maior rejeição é de Pimenta da Veiga, que tem 15%, seguido por Fidélis com 14%, Pimentel (13%), Professor Túlio (11%), Cleide, (10%), Eduardo (10%) e Tarcísio (10%).

Maioria avalia governo como "ótima ou boa"

Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação ao governo Alberto Pinto Coelho (PP).

Para 33%, administração é "ótima ou boa". Outros 29% afirmaram que ela é "regular". Os que dizem que é "ruim ou péssima" somam 17%.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos