Ibope: Henrique Alves lidera com 40% e Robinson Faria tem 31% no RN

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (15) aponta que Henrique Eduardo Alves (PMDB) continua na liderança pela disputa do governo do Rio Grande do Norte, com 40% das intenções de voto, enquanto o vice-governador Robinson Faria (PSD) registra 31%.

O levantamento foi encomendado pela emissora de televisão Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo no Estado).

O candidato Professor Robério Paulino (PSOL) pontuou em 3%. Os candidatos Simone Dutra (PSTU) e Araken Barbosa Farias (PSL) obtiveram 1%. Os votos brancos e os nulos somaram 14% e indecisos, 10%.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento ouviu 812 pessoas, entre os dias 10 e 15 de setembro.

Segundo o Ibope, o nível de confiança é estimado em 95%. A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o protocolo RN-00028/2014.

Segundo turno

O Ibope também simulou o segundo turno disputado por Henrique Alves e Robinson Faria. Henrique manteve os 40% e Henrique marcou 36%. Intenções de votos brancos e nulos somaram 14% e indecisos, 11%.

Pesquisa anterior

Esta é a terceira pesquisa Ibope divulgada no Rio Grande do Norte para medir as intenções de voto dos eleitores ao governo do Estado e aos candidatos ao Senado Federal.

Na segunda pesquisa, Henrique Eduardo Alves obteve 40% das intenções de voto, enquanto Robinson Faria (PSD) pontuou em 28%. Os candidatos Simone Dutra (PSTU) e professor Robério Paulino (PSOL) marcaram 2% cada um. Araken Barbosa Farias (PSL) registrou 1%.

No primeiro levantamento, Henrique Eduardo Alves (PMDB) apareceu com 36% e Robinson Faria (PSD) com 21%. Simone Dutra (PSTU) obteve 2% e Robério Paulino (PSOL), 1%. Araken Barbosa Farias (PSL) não pontuou. Brancos e nulos somaram 27% e indecisos, 11%.

Rejeição

A pesquisa mediu a taxa de rejeição dos candidatos ao governo do Estado (em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum). O candidato Henrique Alves apareceu com taxa de rejeição de 28%; em seguida vem Araken Farias, com 23%; em terceiro lugar está Robinson Faria com 21%, e em quarto, Simone Dutra com 20%.
 
O candidato Professor Robério é o menos rejeitado, com 14%.
 

Desaprovação de Rosalba

Os eleitores continuam desaprovando o governo de Rosalba Ciarlini (DEM), que não concorre à reeleição em outubro. Segundo o Ibope, 69% desaprovam o governo de Rosalba, como mostrado na pesquisa anterior. De acordo com o levantamento, 57% dos eleitores classificaram sua gestão como "péssima", 12% como "ruim" e 19% como "regular". Apenas 5% classificaram como "bom" e 2%, como "ótimo".
 
A candidatura de Rosalba Ciarlini foi vetada pelo partido Democratas em junho --em votação, a sigla decidiu abrir mão de candidatura própria para fortalecer a chapa proporcional e ampliar a aliança com outras legendas.
 
Na pesquisa anterior, 55% dos entrevistados classificaram o atual governo como "péssimo" e 14% "ruim". Já 22% apontaram como "regular". 4% avaliaram como "bom" e somente 2% declararam ser "ótimo". Do total, 3% não sabem ou não responderam.
 
O levantamento apontou que 80% desaprovam as ações do governo de Rosalba Ciarlini, 13% aprovam, e 7% não responderam.
 
Rosalba obteve a pior avaliação entre os governadores do Brasil, segundo a pesquisa CNI/Ibope divulgada em dezembro de 2013.
 

Disputa pelo Senado

A disputa ao Senado Federal apontou a deputada federal Fátima Bezerra (PT) com 38% das intenções de voto. Em seguida vem a vice-prefeita de Natal, Wilma Faria (PSB), que pontuou com 32% das intenções de voto.
 
Ana Célia (PSTU) e Professor Lailson (PSOL) registraram 2% das intenções de voto cada um, enquanto Roberto Ronconi (PTC) pontuou em 1%.
 
Os votos nulos e brancos somaram 13% e os indecisos foram 12%.
 
Na pesquisa anterior, Wilma Faria (PSB) marcou 35% e Fátima Bezerra (PT), 34%. Roberto Ronconi (PTC) e Ana Célia (PSTU) obtiveram 2% das intenções de voto cada um, enquanto Professor Lailson (PSOL) marcou 1%. Os votos nulos e brancos somaram 17% e os indecisos foram 9%.
 
No primeiro levantamento, Wilma Faria (PSB) obteve 39% das intenções de voto; Fátima Bezerra (PT) marcou 29%. Roberto Ronconi (PTC) 3% e Ana Célia (PSTU), 2%. Votos brancos e nulos somaram 20% e indecisos, 8%.
 

Presidência

Sobre o cenário nacional, a pesquisa Ibope mostrou a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, com 51% das intenções de voto; em segundo aparece Marina Silva (PSB), com 22%, e Aécio Neves (PSDB) registrou em 6%.
 
O levantamento aponta ainda o Pastor Everaldo (PSC) com 2% das intenções de voto e Luciana Genro (PSOL), com 1%. Votos brancos e nulos somam 9%. Do total, 8% não sabem ou não responderam. Os candidatos Eymael (PSDC), Eduardo Jorge (PV), Levy Fidélix (PRTB), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO), e Zé Maria (PSTU) somaram juntos 1% das intenções de voto.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos