Ibope: no Acre, Tião Viana tem 42%, Bocalom tem 25% e Bittar, 19%

Do UOL, no Rio

Pesquisa do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) divulgada na sexta-feira (12) aponta que o atual governador do Acre e candidato à reeleição, Tião Viana (PT), tem 42% das intenções de voto. Ele é seguido pelos candidatos do DEM, Bocalom (25%), e do PSDB, Márcio Bittar (19%), respectivamente.

Já Antônio Rocha (PSOL) tem 2% das intenções de voto, de acordo com o Ibope. Brancos e nulos somam 5% na amostra. Entrevistados que não sabem em quem vão votar ou não responderam totalizaram 7%. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 11 de setembro, e ouviu 812 eleitores. Ela foi registrada no TRE-AC (Tribunal Regional Eleitoral do Acre) com o protocolo AC-00040/2014. Segundo o Ibope, o nível de confiança é de 95%.

Segundo turno

O instituto também fez uma projeção para o segundo turno e utilizou dois cenários distintos. Em um possível duelo entre PT e DEM, Viana tem 45% das intenções de voto e Bocalom, 36%. Brancos e nulos representam 9%; os que se declararam indecisos, 10%.

Já em um eventual embate entre PT e PSDB, Viana tem 46% das intenções de voto e Bittar, 33%. Brancos, nulos e indecisos somam 20% neste cenário.

Rejeição

O Ibope também questionou sobre candidatos que os eleitores não votariam e constatou que Bocalom e Antônio Rocha têm 28% de rejeição cada.

Viana, por sua vez, aparece com 26%. Bittar tem 16%. Já 12% dos entrevistados se declararam indecisos, e 4% não votariam em candidato algum.

Avaliação

No quesito avaliação do atual governo, 47% dos eleitores que participaram da pesquisa afirmaram considerá-lo ótimo ou bom. Enquanto isso, 31% julgam a gestão atual regular, e 20% acham que ela é ruim ou péssima. Os que não sabem ou não responderam somam 3%.

A amostra apontou ainda que 55% dos entrevistados aprovam o atual governo --já 36% desaprovam e 9% não sabem ou não responderam.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos