Ibope: No ES, Hartung tem 42% e Casagrande, 29%

Do UOL, em São Paulo

Pesquisa Ibope divulgada na noite deste sábado (13) aponta Paulo Hartung (PMDB) com 42% das intenções de voto na disputa pelo governo do Espírito Santo, seguido de Renato Casagrande (PSB), com 29%. 

Roberto Carlos (PT),  Camila Valadão (PSOL) e Mauro Ribeiro (PCB)  aparecem empatados com 2%, cada. Votos brancos e nulos somaram 8% na pesquisa Ibope. Entrevistados que não sabem em quem vão votar ou não responderam totalizaram 15%.

Os dois candidatos que lideram a corrida eleitoral no Estado apresentaram uma pequena redução nas intenções de voto. Na pesquisa de agosto, Hartung aparecia com 44%, contra 29% de Casagrande. 

O Ibope ouviu 812 eleitores entre 9 e 11 de setembro. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta do Espírito Santo e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo ES-00020/2014 e BR-00620/2014.

Rejeição

A pesquisa também avaliou o índice de rejeição (em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum) dos candidatos ao governo do Estado. Roberto Carlos e Mauro Ribeiro aparecem com o maior índice de rejeição, com 18%, cada. Na sequência, aparece Camila Valadão, com 16%, e Renato Casagrande, com 14%. O candidato Paulo Hartung aparece com 8%. Aqueles que disseram que poderiam votar em todos somaram 20%, e 38% não souberam responder. 

Avaliação de governo

Os eleitores também opinaram sobre a administração do governo de Renato Casagrande. Segundo o Ibope, 35% dos entrevistados classificaram a administração como "ótima ou boa" e 38% avaliaram como "regular". Outros 23% acham que a gestão está "ruim ou péssima". Não souberam ou não responderam 3%. 

Senado

Na disputa pelo Senado, o candidato João Coser (PT) que aparecia em primeira lugar, em agosto, caiu para a segunda colocação, com 21% das intenções de voto. Com 22%, Rose de Freitas (PMDB) assumiu a liderança.

Neucimar Fraga (PV) tem 14%, Raphael Furtado (PSTU), 2%, e André Moreira (PSOL), 1%. Votos brancos e nulos somam 11%, enquanto 29% dos entrevistados não sabem em que vão votar ou não responderam.  

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos