Por pressão a candidatos, DF terá parada gay e desfile cívico no mesmo dia

Do UOL, em Brasília

  • Reprodução

    Brasília terá Parada Gay no dia 7 de setembro

    Brasília terá Parada Gay no dia 7 de setembro

Com tema sobre o voto consciente, a edição deste ano da parada gay de Brasília será realizada no próximo domingo (7), mesmo dia do desfile cívico de 7 de Setembro.

A escolha estratégica da data, perto das eleições, foi para pressionar a pauta dos candidatos, segundo Welton Trindade, coordenador da 17ª Parada do Orgulho LGBTS de Brasília.

"Queremos mobilizar as pessoas a favor dos direitos humanos", diz. "Ninguém questiona algumas questões que hoje são óbvias, como a abolição da escravatura e o voto feminino. Agora, é a nossa vez."

O evento, porém, é apartidário e não pretende fazer apologia do programa de governo de nenhum partido.

As reivindicações da comunidade LGBT ganharam mais visibilidade na campanha eleitoral após a candidata à Presidência pelo PSB, Marina Silva, ter retirado do seu programa itens como o que defendia a criminalização da homofobia.

A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, aproveitou as críticas negativas à campanha adversária e declarou seu apoio à criminalização da homofobia no Brasil.

Embora lamente o recuo de Marina Silva, Trindade comemora a repercussão que o tema ganhou. "Os candidatos são pressionados a falar sobre isso. Para nós, que estamos no ativismo, é prova de que estamos conquistando espaço na mídia. É a colheita de uma grande luta."

Sobre as críticas de que a mudança no programa de Marina se deu por pressão de grupos religiosos, Trindade é taxativo: "Deus está sendo usado em nome de uma pauta retrógrada para o ser humano".

Para ele, no entanto, essa posição não é defendida por todos os evangélicos e ressalta que existem rachas entre eles, incluindo igrejas que recebem bem os gays.

"Prova disso é o culto religioso realizado na quarta [3] como parte da programação da parada. A comunidade é formada por cristãos com tendência à linha evangélica", diz.

Desfile

Propagandeada como o "maior ato de direitos humanos do Distrito Federal", a parada gay deve reunir cerca de 40 mil pessoas, de acordo com a organização.

O evento está previsto para começar às 14h30, quando a presidente Dilma, acompanhada de ministros, já deverá ter deixado a Esplanada dos Ministérios, onde acontece pela manhã o desfile em comemoração ao Dia da Independência. A parada terá quatro trios elétricos, que sairão da quadra 112 Sul em direção à Rodoviária do Plano Piloto.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos