Luciana diz que Randolfe está 'praticamente fora' do PSOL; senador nega

Guilherme Balza e Marcelo Freire

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/TSE

    Certidão emitida hoje pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostra que Randolfe está filiado ao PSOL, mas com "pendência de cancelamento"

    Certidão emitida hoje pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostra que Randolfe está filiado ao PSOL, mas com "pendência de cancelamento"

A candidata à Presidência Luciana Genro (PSOL) afirmou nesta terça-feira (2) que o único representante de seu partido no Senado, Randolfe Rodrigues (AP), está "praticamente fora" do PSOL por ter se "seduzido" por "uma proposta mais viável eleitoralmente". Genro refere-se às recentes manifestações do senador favoráveis à Marina Silva (PSB).

O senador era o candidato do PSOL à Presidência até junho, mas desistiu. Na época, ele alegou que tomou a decisão porque não havia conseguido unir o partido em torno da candidatura. Randolfe sugeriu para o seu lugar o deputado estadual Marcelo Freixo (RJ), que, por sua vez, apoiou a indicação de Luciana Genro, até então vice na chapa.

"Randolfe acabou sendo seduzido por uma proposta mais viável eleitoralmente. Obviamente que eu não concordo com as ideias dele. A maioria do partido percebeu, ao longo da pré-campanha, que ele estava expressando muito mais as posições dele do que da militância. É por isso que ele desistiu da candidatura, porque não tinha respaldo dentro do partido", afirmou a candidata, em entrevista ao portal "G1".

O senador, entretanto, negou que esteja deixando o partido e se disse surpreso com as declarações da correligionária. "Deixei de ser candidato a presidente para a Luciana ser. Fui surpreendido com essa declaração agressiva e desnecessária, contra o único senador do PSOL", afirmou Randolfe, em entrevista ao UOL.

Apesar de admitir que tem divergências com o PSOL, o senador disse que não está "no seu horizonte" se filiar a outra sigla, como o PSB ou a Rede, que deve obter registro na Justiça Eleitoral em breve. Randolfe tem boas relações com o PSB. O PSOL, inclusive, está na coligação do governador e candidato à reeleição, Camilo Capiberibe.

"Esse debate de filiação partidária foi apresentado hoje pela Luciana. Ela pautou um debate que eu não estava na ordem do dia", disse Randolfe. "O PSOL nesse momento tem de estar focado nas eleições. A nossa candidata a presidente deveria ser preocupar com as eleições, apresentar o programa do partido e ganhar votos."

Na entrevista de hoje, Luciana disse ainda que Randolfe não carrega as bandeiras do partido. "Hoje, está embarcando numa pressão oportunista para estar mais próximo de quem está com mais chances eleitorais e não continuar carregando as bandeiras do partido."

A reportagem fez uma consulta ao TSE e obteve certidão que indica que Randolfe está filiado ao PSOL, mas sua filiação está com "pendência de cancelamento" (veja na imagem acima). Já na relação de filiados do partido, há dois registros de Randolfe: em um aparece o status "desfiliado"; em outro, "cancelado". 

Comentários sobre Marina

Em seus perfis nas redes sociais, Randolfe não tem mencionado a campanha do PSOL à Presidência. Nos últimos dez dias, no entanto, ele publicou ao menos dois comentários elogiando Marina no Twitter.

No primeiro, do dia 24 de agosto, ao repassar a informação de que a campanha de Marina incluiria conselho popular em seu programa de governo, Randolfe disse "bom sinal". Na quinta passada, ele escreveu "apelou, perdeu!", ao comentar uma notícia de que Dilma passaria a atacar a candidata do PSB.

"Foi uma menção apenas. Teve um momento que houve uma agressão gratuita [de Dilma a Marina], e eu fiz uma provocação. Faço o mesmo quando o governo [federal] tem uma posição mais progressista", afirmou.

Entre as três principais candidaturas, Randolfe considera Marina a mais preparada para assumir a Presidência. O senador, no entanto, só irá manifestar apoio a ela no segundo turno. "Quero esperar o segundo turno. Tudo indica que vamos ter um segundo turno entre Marina e Dilma. Aí vou me manifestar."

Uma eventual saída de Randolfe do PSOL pode fazer com que o político perca seu mandato no Senado, válido até 2018.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos