Nanicos roubam a cena com "pérolas da comunicação"

Do UOL, em São Paulo

Erros de dicção e palavras "complicadas", como "imprivatizável" e "privativismo". "Será que quem está assistindo entende?", questiona Aurea Regina de Sá, consultora em media training que acompanhou o debate entre candidatos à Presidência da República realizado por UOL, Folha, SBT e rádio Jovem Pan nesta segunda-feira (1º), em São Paulo.

"Cuidado para não assassinar a Língua Portuguesa", avisa Claudia Cotes, fonoaudióloga e doutora em Linguística, que juntamente com Aurea Regina de Sá analisou o discurso dos candidatos. "Por que será que eles usam essas palavras tão complicadas?", questiona.

Ao comentar os erros cometidos por alguns candidatos, Aurea Regina de Sá e Claudia Cotes explicam que há uma expectativa em relação ao discurso de um candidato à Presidência.

"É bom destacar para o internauta que a intenção de mostrar esses trechos é para orientar sobre o que é adequado e sobre o que é positivo", diz Aurea Regina de Sá. "Muitas vezes eles fazem isso por falta de prática, por uma dificuldade de equilíbrio emocional", diz. "Eles têm que lembrar que estão sendo vistos por milhões de espectadores e internautas. E um comportamento adequado é o que a gente espera de um candidato a presidente".

Aos candidatos, Claudia Cotes aconselha: "Quanto mais simples e mais verdadeiro, melhor".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos