Ibope: Alckmin tem 47%, Skaf, 23%, e Padilha, 7%, das intenções de voto

Do UOL, em São Paulo

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (2) mostra que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que concorre à reeleição, tem 47% das intenções de voto, seguido pelo empresário Paulo Skaf (PMDB), com 23%, e pelo ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT), com 7%.

Gilberto Natalini (PV), Laécio Benko (PHS), Walter Ciglioni (PRTB) aparecem com 1% das intenções, cada. Raimundo Sena (PCO), Gilberto Maringoni (PSOL) e Wagner Farias (PCB) não pontuaram.

Votos brancos e nulos somam 8%; indecisos, 11%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos

Se as eleições fossem hoje, Alckmin se reelegeria já no primeiro turno por ter mais de 50% dos votos válidos --contagem que exclui os votos brancos e nulos. Num eventual segundo turno, Alckmin venceria Skaf por 52% a 30% das intenções de voto.

Na pesquisa anterior, divulgada pelo Ibope em 26 de agosto, Alckmin tinha 50%, Skaf, 20%, e Padilha, 5%. Natalini, Benko e Sena obtiveram 1%, cada. Os demais candidatos não haviam pontuado. Votos brancos e nulos somavam 10%. Os indecisos eram 11%.

Rejeição e avaliação de governo

A taxa de rejeição de Padilha é de 23%, de Alckmin, 17%, e de Skaf, 12%. Na sequência aparecem Sena (8%), Benko (7%), Natalini (7%), Maringoni (7%), Farias (6%) e Ciglioni (5%).

Ao todo, 13% declararam que poderiam votar em todos os candidatos; 31% não sabem ou não responderam.A pesquisa também perguntou aos entrevistados como eles avaliam o governo de Alckmin: 42% disseram que a administração é "ótima ou boa", 35% que é "regular" e 20% "ruim ou péssima".

O Ibope fez 1.806 entrevistas, em 87 municípios, entre 28 de agosto e 2 de setembro. A pesquisa foi registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) sob o número SP-00021/2014  e foi contratada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e pela "TV Globo".

Senado

O Ibope também ouviu os eleitores sobre suas preferências para o Senado. Nestas eleições, apenas um senador será eleito por Estado, com mandato de oito anos.

O tucano José Serra obteve 33% das intenções de voto, seguido de Eduardo Suplicy, com 28%, e Gilberto Kassab (PSD), com 8%. Ana Luiza (PSTU) alcançou 2% das intenções.

Kaka Wera (PV) e Marlene Campos Machado (PTB) obtiveram 1% das intenções. Juraci Garcia (PCO), Fernando Lucas (PRP), Senador Fláquer (PRTB), Edmilson Costa (PCB) e Genildo Moreira (PSB) não pontuaram. Brancos e nulos alcançaram 10%; 15% dos entrevistados não souberam responder.

Na pesquisa divulgada em 26 de agosto, Serra tinha 33%, Suplicy, 23%, e Kassab, 7%.

Marina aumenta vantagem em SP

A candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, ampliou a vantagem sobre os adversários em São Paulo. Se a eleição fosse feita só entre os paulistas (22% do eleitorado nacional), Marina teria 39% dos votos no primeiro turno, quatro pontos a mais do que alcançava na pesquisa anterior do mesmo instituto, realizada no começo da semana passada.

Dilma Rousseff (PT) manteve-se com os mesmos 23% do levantamento anterior. O senador Aécio Neves (PSDB) oscilou de 19% para 17%.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos