Ibope: Helder Barbalho e Simão Jatene estão empatados com 40% no Pará

Do UOL, em São Paulo

Helder Barbalho (PMDB) e Simão Jatene (PSDB) estão empatados com 40% das intenções de voto na disputa ao governo do Pará, segundo pesquisa Ibope divulgada neste sábado (30).

Zé Carlos (PV) e Marco Carrera (PSOL) aparecem com 2%, e Marco Antônio (PCB), com 1%.

Brancos e nulos somam 5%, e 9% dos entrevistados não sabem ou não responderam. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Essa é a segunda pesquisa Ibope para o governo paraense. Na pesquisa anterior, divulgada no dia 18, Jatene já estava tecnicamente empatado com Barbalho. O governador e candidato à reeleição pelo PSDB aparecia com 37% dos votos, enquanto o candidato do PMDB aparecia com 38%.

Em um eventual segundo turno, Barbalho teria 43% dos votos e ganharia de Jatene, com 42%. Brancos e nulos somam 5%, enquanto 10% não sabem ou não responderam.

Candidato do PSDB tem maior rejeição

A mesma pesquisa também escutou os eleitores sobre o nível de rejeição dos candidatos ao governo do Pará.

Com 30%, Simão Jatene tem o maior índice de rejeição, seguido pelos 23% de Helder Barbalho. Elton Braga e Zé Carlos aparecem, cada um, com 12% de rejeição. Marco Antonio tem 11%, e Marco Carrera, 10%.

O levantamento ouviu 812 eleitores entre os dias 24 e 27 de agosto, em 43 municípios paraenses. A pesquisa foi encomendada pela "TV Liberal" e está registrada no sob o número PA 00008/2014 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos