Ibope: Hartung tem 44%, e Casagrande tem 30% na disputa pelo governo do ES

Do UOL, em São Paulo

Pesquisa Ibope divulgada na noite deste sábado (30) aponta o candidato Paulo Hartung (PMDB) com 44% das intenções de voto para governador do Espírito Santo, seguido de Renato Casagrande (PSB), com 30%.

O candidato Roberto Carlos (PT) aparece com 3% das intenções de voto. Depois deles, está Camila Valadão (PSOL), com 2%. O candidato Mauro Ribeiro (PCB) ficou com 1%.

Votos brancos e nulos somaram 10% na pesquisa Ibope. Entrevistados que não sabem em quem vão votar ou não responderam perfazem 10%. O Ibope ouviu 812 eleitores entre terça-feira (26) e sábado (30).

A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo o Ibope, o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta do Espírito Santo e foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o protocolo ES-00017/2014. 

Rejeição

A pesquisa Ibope também avaliou o índice de rejeição (em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum) dos candidatos a governador. Camila Valadão aparece com o maior índice de rejeição, com 16%, seguida de Renato Casagrande, com 15%. O candidato Roberto Carlos ficou com 14% de rejeição, e Mauro Ribeiro (PCB), com 13%. Paulo Hartung aparece com 10%. Aqueles que disseram que poderiam votar em todos somaram 25%, e 27% não souberam responder. 

Senado

Na disputa pelo Senado, o candidato João Coser (PT) aparece com 28% das intenções de voto. Em seguida, está Rose de Freitas (PMDB) com 22%. Neucimar Fraga (PV) tem 13%, Raphael Furtado (PSTU), 2%, e André Moreira (PSOL), 1%. Votos brancos e nulos somariam 13%, enquanto 20% dos entrevistados não sabem em que vão votar ou não responderam.  

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos