TSE manda Google tirar do ar vídeo falso de Lula pedindo voto a Marina

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

  • Reprodução

    Em vídeo falso postado na internet, o ex-presidente Lula aparece pedindo votos para uma candidata chamada Marina, dando a entender que seria Marina Silva (PSB)

    Em vídeo falso postado na internet, o ex-presidente Lula aparece pedindo votos para uma candidata chamada Marina, dando a entender que seria Marina Silva (PSB)

O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Tarcisio Vieira de Carvalho Neto determinou nesta sexta-feira (29) que o Google, controlador do YouTube, retire do ar, na internet, o vídeo falso em que, em uma montagem, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece pedindo votos para a candidata à Presidência pelo PSB, Marina Silva.

O vídeo original foi gravado pelo petista em apoio à candidatura da petista Marina Sant'Anna ao Senado por Goiás. A montagem, porém, mostra a logomarca da campanha de Marina Silva.

O vídeo foi postado na quarta-feira (27) e veio à tona na quinta (28). Após a repercussão negativa, o Google se adiantou e retirou do ar a pedido da coligação da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, que também entrou com a representação no TSE. O PSB, por meio de nota, classificou o vídeo como "tosco e fraudulento".

Na sua decisão liminar, Carvalho escreve que é "fato público e notório" que Lula apoia Dilma e não Marina e afirma que o vídeo configura uma "peça publicitária eleitoral de todo irregular, de conteúdo manifestamente falso", acrescentando que foi "concebida a partir de edição e montagens ardilosamente arquitetadas para induzir potenciais eleitores em erro".

Para o magistrado, a disseminação de conteúdo falso presta um "desserviço à democracia", além de caracterizar crime eleitoral. Diante disso, segundo ele, a Justiça Eleitoral não pode " cruzar os braços diante de possíveis ilegalidades".

Além da retirada imediata do vídeo, determina que o Google forneça a Justiça dentro de 48 horas todos os dados necessários para identificar o autor da publicação do vídeo, especialmente dos responsáveis pelos canais no Youtube "Internet Show" e "TVBBNews".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos