Trio divide maiores colégios eleitorais, mas Marina lidera em mais Estados

Do UOL, em São Paulo

A alta da ex-senadora Marina Silva (PSB) na disputa presidencial registrada na pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) também pode ser verificada nos resultados dos levantamentos que o instituto fez em alguns Estados nos últimos dias. Os três principais candidatos à Presidência se alternam na liderança nos três maiores colégios eleitorais do país, mas a ex-senadora está à frente no Estado de São Paulo, o maior de todos.

Nas pesquisas para medir as intenções de voto para governador de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Distrito Federal, o Ibope também perguntou a preferência do eleitor na disputa presidencial. Marina lidera numericamente em quatro dessas unidades federativas e tem bom desempenho nas outras duas.

Em São Paulo, Marina lidera com 35%, contra 23% da presidente Dilma Rousseff (PT) e 19% do senador Aécio Neves (PSDB). A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

São Paulo é o maior colégio eleitoral do país, com quase 32 milhões de pessoas aptas a votar.

Em Minas Gerais, terra de Aécio, que já governou o Estado por dois mandatos, o tucano aparece à frente, com 34%, mas tecnicamente empatado com Dilma, que tem 31%, por causa da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos para mais ou para menos. Marina está em terceiro lugar, com 20%.

Minas, com mais de 15,2 milhões de eleitores, é o segundo maior colégio eleitoral.

No Estado do Rio, que tem 12,1 milhões de pessoas aptas a votar e é o terceiro maior colégio, a petista lidera com 38%, contra 30% da ex-senadora e somente 11% do senador tucano.

No Paraná e em Pernambuco, sexto e sétimo maiores colégios eleitorais, Marina e Dilma estão empatados tecnicamente. No Paraná, a ex-senadora tem 29%; e a presidente, 28%. O empate no Estado também envolve Aécio, que está com 24%, por causa da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais.

Em Pernambuco, Marina obtém 41% das intenções de voto; e Dilma, 37%. A margem de erro também é três pontos percentuais, o que também leva ao empate técnico. Neste Estado, Aécio apresenta um desempenho muito fraco, com somente 3%.

O Distrito Federal é outra unidade federativa em que Marina lidera. A ex-senadora tem 35%, contra 20% de Dilma e 18% de Aécio.

Na pesquisa destinada exclusivamente a avaliar as intenções de voto para presidente, a candidata à reeleição está à frente com 34%, ante 29% da ex-senadora e 19% do senador tucano. Neste levantamento do Ibope, a margem de erro é dois pontos percentuais.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos