Violência no Rio

No Rio, Rocinha tem tiroteio horas antes de visita do candidato Pezão

Do UOL, no Rio

A Polícia Civil realizou na manhã desta terça-feira (26) uma operação na favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, com a finalidade de localizar e prender traficantes de drogas da região. Durante a incursão, houve troca de tiros nas proximidades da rua 2, mas ninguém ficou ferido.

O tiroteio ocorreu horas antes de um compromisso de campanha do governador e candidato à reeleição, Luiz Fernando Pezão (PMDB).

Às 11h30, Pezão encontrou eleitores na Via Ápia, um dos pontos de acesso à Rocinha. De acordo com a assessoria do candidato, não houve qualquer mudança na agenda nem reforço em sua segurança por conta do tiroteio. 

A ação da polícia contou com agentes da delegacia da Rocinha (11ª DP) e da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), a divisão de elite da instituição. Ao fim da diligência, uma granada foi apreendida e ninguém foi preso.

Violência no Rio de Janeiro em 2014
Violência no Rio de Janeiro em 2014

Em sua conta no Twitter, Pezão afirmou que, se reeleito, nada vai fazer com que sua gestão deixe de investir na política de ocupação das favelas. "Vamos perseguir a paz a todo custo, consolidar e ampliar o que fizemos", escreveu. O peemedebista disse ainda que continuará "indo a todas as comunidades".

Garotinho

Mais cedo, o candidato ao governo do Estado Anthony Garotinho (PR) cancelou a agenda dele no Complexo do Alemão, na zona norte, "por segurança". Segundo a assessoria de imprensa do candidato, os seguranças dele avaliaram que mesmo supostamente pacificada a área seria considerada de risco após os últimos confrontos entre policiais e traficantes.

O secretário de Segurança Pública do Estado, José Mariano Beltrame, disse que ficou "surpreso" com atitude de Garotinho. "Temos várias unidades de polícia pacificadora [UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora] ali. Qualquer candidato que tiver algum problema lá é só procurar o comando que vai fazer sua campanha normalmente. Em segundo lugar, essa pessoa é a que mais tem propaganda dentro de todo o complexo", afirmou.

Tropas federais

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) vai decidir na quarta-feira (27), em sessão plenária, se as eleições terão a presença de tropas federais no Estado. Até lá, a Justiça Eleitoral aguarda manifestação oficial do governador a respeito.

A proposta da utilização das tropas federais foi feita pelo desembargador eleitoral Fábio Uchôa, que se reuniu, na semana passada, com Beltrame e com os procuradores regionais eleitorais Paulo Roberto Bérenger e Adriana Farias. Eles discutiram as denúncias de candidatos que se sentem impedidos de fazer campanha em localidades com atuação de traficantes e milicianos. (Com BandNews)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos