Ibope Rio: Garotinho tem 28%; Pezão registra 18%, e Crivella, 16%

Do UOL, no Rio

  • arte UOL

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) mostra que o candidato Anthony Garotinho (PR) tem 28% das intenções de voto para o governo do Rio de Janeiro, seguido pelo governador do Estado, Luiz Fernando Pezão (PMDB), com 18%, e por Marcelo Crivella (PRB), com 16%. Já o petista Lindberg Farias aparece na quarta posição, com 12%.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, de acordo com o Ibope, o que deixa Pezão, Crivella e Lindberg tecnicamente empatados. Completam o cenário os candidatos Tarcísio Motta (3%), do PSOL, Dayse Oliveira (1%), do PSTU e Ney Nunes (1%), do PCB.

Na última pesquisa Ibope, divulgada no dia 30 de julho, Garotinho, Crivella e Pezão estavam tecnicamente empatados, com 21%, 16% e 15%, respectivamente. Lindberg aparecia com 11%.

Os votos brancos e nulos da pesquisa divulgada hoje correspondem a 15% do total; 6% não souberam responder. O nível de confiança é de 95%, o que significa que o Ibope tem 95% de certeza de que os números estão dentro da margem de erro. A amostra foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o protocolo RJ-00022/2014, no dia 21 de agosto.

Entre os dias 23 e 26 de agosto, o instituto entrevistou 1.204 pessoas. A pesquisa foi contratada pela Rede Globo e custou R$ 80.547,60.

Segundo turno

Para o segundo turno, a pesquisa fez a simulação de três cenários. No primeiro deles, entre Garotinho e Crivella, o candidato do PR tem 34% das intenções de voto, contra 33% do candidato do PRB. Vinte e sete por centos dos entrevistados votariam branco ou nulo, e 5% não souberam responder.

Já numa disputa entre Garotinho e Pezão, o primeiro levaria 38% dos votos, contra 31% do segundo. Votariam branco ou nulo 25% dos entrevistados, enquanto que 5% não souberam responder.

Concorrendo contra Lindberg, Garotinho também sairia vitorioso, com 37% das intenções de voto contra 29% para o petista. Nesse cenário, 27% votariam branco ou nulo e 6% não souberam responder.

Rejeição

O Ibope avaliou ainda os índices de rejeição aos candidatos. A opção por Garotinho desagradou a 35% dos entrevistados, enquanto Pezão teve 20% de rejeição. Crivella e Lindberg, por sua vez, tiveram 19%.

Os representantes do PSTU, do PSOL e do PCB, somados, têm 27% de rejeição. Já 17% dos entrevistados não sabem ou não opinaram.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos