Ibope: Pimentel tem 37% e Pimenta da Veiga 23% das intenções de voto em MG

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) aponta o candidato Fernando Pimentel (PT) em primeiro lugar na disputa ao governo de Minas Gerais. Ele tem 37% das intenções de votos.

Em segundo lugar, aparece Pimenta da Veiga (PSDB), com 23% da preferência do eleitorado mineiro. Os dois têm polarizado a disputa eleitoral deste ano para o cargo majoritário do Estado.

Em terceiro, aparece Tarcísio Delgado (PSB), que obteve 3%. Em seguida vêm Cleide Donária (PCO), Eduardo Ferreira (PSDC), Fidélis (PSOL) e Professor Túlio Lopes (PCB), todos com 1% das intenções cada. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Os votos em branco e nulos somam 11%. Não sabem ou não responderam são 22%.

Essa pesquisa foi a primeira realizada após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, em 19 de agosto, e foi encomendada pela TV Globo. Na primeira pesquisa Ibope, feita com 1.512 entrevistados, entre os dias 26 e 28 de julho, Pimentel tinha 25%, e Pimenta da Veiga, 21%. Já Tarcísio Delgado figurava com 3%.

O Ibope ouviu 1.806 eleitores entre os dias 23 e 26 de agosto. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MG-00069/2014.

Na simulação de segundo turno, Pimentel aparece com 42% dos votos, e Pimenta da Veiga tem 26%. Os votos em brancos e nulos são 11%, não sabem somam 21%.

Rejeição

O Ibope também avaliou a rejeição aos candidatos ao governo de Minas Gerais. Fernando Pimentel soma 11%, Pimenta da Veiga aparece com 14%, e Tarcísio Delgado tem 8%. Cleide Donária recebeu 7%, Fidélis Alcântara registrou 9%, e Eduardo Ferreira 6%. Túlio Lopes tem 7%. André Alves (PHS) retirou sua candidatura no dia 7 de agosto.

Os entrevistados que votariam em qualquer candidato somam 28%, já aqueles que não sabem ou não responderam são 36%.

Senado

O Ibope avaliou também a disputa pelo Senado. Segundo a pesquisa, o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) é o preferido de 45% do eleitorado, seguido pelo empresário Josué Alencar (PMDB), que tem 10% da preferência.

Margarida Vieira (PSB) tem 2%, já Edilson Nascimento (PTdoB), Tarcísio (PSDC), Geraldo Batata (PSTU), Graça (PCO) e Pablo Lima (PCB) foram apontados por 1% dos pesquisados cada. Pelo levantamento, 13% do eleitorado vai votar em branco ou nulo, enquanto 26% não sabem em quem votarão ou não responderam.

Na pesquisa anterior, divulgada em 30 de julho, Anastasia tinha 38%, e Josué Alencar havia obtido 7%.

Avaliação do governo

O Ibope avaliou a gestão do atual governador Alberto Pinto Coelho (PP), 33% consideram a administração ótima/boa; 34% acham regular; 15% avaliam como ruim/péssima; 18% não souberam/não responderam.

Campanha

A coordenação da campanha do PSBD no Estado vem se articulando para tentar "dissociar" na cabeça do eleitor a imagem do petista Fernando Pimentel do candidato tucano à presidência da República, o senador Aécio Neves. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Nárcio Rodrigues, coordenador da campanha de Pimenta da Veiga (PSDB), adversário de Pimentel, disse que pesquisas internas da sigla apontam ser de 25% o percentual de eleitores que não associam Pimenta da Veiga a Aécio Neves, principal cabo eleitoral do ex-ministro. O índice já chegou a 32%.

Esse cenário se dá, por exemplo, em razão da união feita por Pimentel e Aécio, em 2008, quando os dois foram os principais fiadores da eleição de Marcio Lacerda (PSB) à Prefeitura de Belo Horizonte.

Segundo Rodrigues, Pimentel continuou no imaginário das pessoas como alguém 'próximo' a Aécio Neves. Já o petista busca criticar a administração tucana no Estado, que está no comando de Minas Gerais há 12 anos.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos