Ibope: Alckmin tem 50%, Skaf 20% e Padilha 5% na disputa em SP

Do UOL, em São Paulo

Em pesquisa Ibope divulgada na noite desta terça-feira (26), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que concorre à reeleição, aparece com 50% das intenções de voto, seguido pelo empresário Paulo Skaf (PMDB), com 20%, e pelo ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT), com 5%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Gilberto Natalini (PV), Laécio Benko (PHS), Raimundo Sena (PCO) aparecem com 1% das intenções, cada. Walter Ciglioni (PRTB), Gilberto Maringoni (PSOL) e Wagner Farias (PCB) e não pontuaram. Votos brancos e nulos somam 10%. Indecisos, 11%.

Na pesquisa anterior, divulgada pelo Ibope em 30 de julho, Alckmin tinha 50%, Skaf, 11%, e  Padilha, 5%. Os demais candidatos obtiveram 1%, cada, exceto Ciglioni, que não havia pontuado. Votos brancos e nulos somavam 15%. O percentual de entrevistados que não quiseram ou souberam responder foi de 14%.

A pesquisa simulou um eventual segundo turno entre os dois candidatos mais bem posicionados. Se a disputa fosse hoje, Alckmin venceria Skaf por 55% a 28%; 9% votariam em nulo ou branco e 9% estão indecisos.

Rejeição e avaliação de governo

A taxa de rejeição de Padilha é de 26%, de Alckmin, 19%, e de Skaf, 12%. Na sequência aparecem Sena (9%), Benko (8%), Natalini (7%), Maringoni (7%), Farias (7%) e Ciglioni (5%).

A pesquisa também perguntou aos entrevistados como eles avaliam o governo de Alckmin: 41% disseram que a administração é "ótima ou boa", 36% que é regular e 19% "ruim ou péssima".

Os entrevistados ainda foram questionados sobre se aprovam ou desaprovam a maneira como Alckmin governa: 56% disseram que aprovam e 32% que desaprovam. 

O Ibope fez 1.512 entrevistas, em 79 municípios, entre 23 e 26 de agosto. A pesquisa foi registrada sob o número SP-00017/2014 e foi contratada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e pela "TV Globo".

Senado

O Ibope também ouviu os eleitores sobre suas preferências para o Senado. Nestas eleições, apenas um senador será eleito por Estado, com mandato de oito anos.

O tucano José Serra obteve 33% das intenções de voto, seguido de Eduardo Suplicy, com 24%, e Gilberto Kassab (PSD), com 7%. Ana Luiza (PSTU) alcançou 2% das intenções.

Fernando Lucas (PRP), Juraci Garcia (PCO), Kaka Wera (PV) , Marlene Campos Machado (PTB) e Senador Fláquer (PRTB) obtiveram 1%, cada. Edmilson Costa (PCB) e Genildo Moreira (PSB) não pontuaram. Brancos e nulos alcançaram 12%; 18% dos entrevistados não souberam responder.

Na pesquisa divulgada em 30 de julho, Serra tinha 30%, Suplicy, 23%, e Kassab, 5%.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos