Ibope: Arruda lidera com 37%, Agnelo e Rollemberg empatam em 16% no DF

Do UOL, em Brasília

O ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (PR) lidera a corrida eleitoral ao governo do Distrito Federal, com 37% dos votos, de acordo com pesquisa Ibope/Globo divulgada na noite desta terça-feira (26) mostra . Em segundo lugar, aparecem empatados o atual governador, Agnelo Queiroz (PT), candidato à reeleição, e o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), eleito em 2010 e com mandato até 2018, ambos com 16% das intenções de voto.

Toninho (PSOL) vem em seguida, com 4% da preferência do eleitorado consultado pela pesquisa. O candidato ao governo do DF lançado pelo PSDB, deputado federal Luiz Pitiman (DF), tem 3%. Perci Marrara (PCO) não pontuou nesta pesquisa. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais e para menos.

Brancos e nulos somam 7%. Os entrevistados que não souberam responderam são 17%

O instituto Ibope Inteligência ouviu 1.204 eleitores entre os dias 23 e 26 deste mês. A pesquisa está registrada no TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) com o número DF-00034/2014. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Pesquisa Ibope anterior divulgada em 30 de julho mostrava Arruda com 32% dos votos, Agnelo com 17%, Rollemberg com 15%, Toninho e Pitiman com 6% e Perci tinha 1%.

A pesquisa divulgada nesta terça-feira mostra que se essas eleições fossem hoje, Arruda iria para o segundo turno com Agnelo ou Rollemberg, que estão tecnicamente empatados. O instituto também perguntou aos entrevistados em quem eles votariam em caso de segundo turno.

Em uma eventual disputa entre Arruda e Agnelo, o candidato do PR teria 45% dos votos e o petista, 23%. Neste cenário, brancos e nulos somaram 12% e os que não souberam ou não responderam são 19%.

Já numa disputa entre Arruda e Rollemberg, o ex-governador também venceria, com 39% dos votos. O candidato do PSB teria 30%. Brancos e nulos somaram 9%. Do total de entrevistados, 22% não souberam ou não responderam.

Em um cenário de disputa entre Agnelo e Rollemberg, o senador do PSB teria um desempenho melhor, com 44% dos votos, e o governador teria 22%. Brancos e nulos somaram 12% e 23% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Rejeição

Agnelo possui o maior índice de rejeição. Entre os entrevistados , 43% dos eleitores que disseram que não votariam nele de jeito nenhum.
 
Arruda tem 29% de rejeição. Pitiman e Perci Marrara aparecem com 8%, Toninho vem em seguida, com 6% e Rollemberg tem 5%.
 
Do total de eleitores, 5% disseram que votariam em qualquer um dos candidatos e 18% afirmaram não saber quem não votaria de jeito nenhum.
 
 

Avaliação do governador

Na pesquisa do Ibope, 48% dos eleitores consideram a gestão do petista de Agnelo ruim ou péssima. Consideram regular 32%, ótimo ou bom 15% dos entrevistados. O percentual dos que não souberam responder é de 4%.
 
Na avaliação pessoal de Agnelo, 65% dos entrevistados ouvidos pelo Ibope desaprovam o atual governo, contra 26% que aprovam. Os que não sabem ou não responderam representam 9%.
 

Senado

Na disputa para vagas de senador pelo Distrito Federal, o deputado federal Reguffe (PDT) tem 29% das intenções de votos.
 
O deputado Geraldo Magela (PT) aparece com 16% na corrida ao Senado. Ele está em seu terceiro mandato de deputado federal.
 
Suplente na vaga de Joaquim Roriz, que renunciou após sofrer acusações de corrupção, Gim Argello (PTB) vem em seguida, com 13% de votos.
 
Sandra Quezado (PSDB) apareceu na pesquisa com 2% das intenções de voto. Os candidatos Aldemário (PSOL), Expedito Mendonça (PCO) e Robson (PSTU) têm 1%. Jamil Magari (PCB) não pontuou nesta pesquisa.
 
Brancos e nulos representam 9%. Os que não sabem ou não responderam são 28%.
 

Caso Arruda

Embora lidere as intenções de voto, Arruda pode ter seu registro de candidatura cassado pela Justiça Eleitoral.
 
Arruda, que chegou a ser preso em 2010 quando era governador, é acusado de chefiar um esquema de corrupção no DF conhecido como mensalão do DEM. Condenado em segunda instância pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal por improbidade administrativa, ele se tornou inelegível, conforme determina a Lei da Ficha Limpa.
 
No início do mês, o TRE-DF cassou seu registro. Arruda recorreu e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) julga nesta terça-feira se o candidato pode ou não seguir na corrida eleitoral pelo governo do DF.
 
Caso a Justiça Eleitoral  libere Arruda para a disputa e ele vença as eleições, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já adiantou que tentará impedir a sua diplomação.
 
 
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos