Cenipa recebe análise das turbinas do avião que matou Eduardo Campos

Bruna Borges

Do UOL, em Brasília

A Aeronáutica informou nesta terça-feira (26) que o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) já recebeu o laudo da análise laboratorial das turbinas do avião que caiu em Santos matou Eduardo Campos e mais seis pessoas em 13 de agosto.

As conclusões da análise das turbinas só serão apresentadas no relatório final do Cenipa sobre as possíveis causas para o acidente, informou a FAB (Força Aérea Brasileira).

A análise foi feita nos destroços da turbina do jato Cessna 560XL prefixo PR-AFA que se acidentou. O laudo foi realizado por uma laboratório credenciado pelo fabricante da aeronave e encaminhado ao Cenipa.

A FAB também informou que a análise das turbinas é apenas mais uma das partes da investigação e será integrada aos outros dados do processo de investigação. Familiares e testemunhas do acidente estão sendo entrevistados e vídeos que apontam a trajetória do avião também estão sendo analisados.

Após a finalização da investigação, o Cenipa irá fazer recomendações de prevenção de novos acidentes. Não há prazo final para a conclusão da apuração das causas do acidente.

Na semana passada, a FAB divulgou nota informando que "não trabalha com 'causa' de acidente, mas, sim, com fatores contribuintes". De acordo com o órgão, "causa se refere a um fator que se sobressai, que seja preponderante, e a investigação do Cenipa não elege um fator como o principal. Desta forma, qualquer análise de fatores isolados pode ocasionar conclusões precipitadas ou equivocadas". 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos