UOL, Folha, SBT e Jovem Pan fazem debate com candidatos do DF e de SP

Do UOL, em São Paulo

O UOL, a "Folha de S.Paulo", a rádio Jovem Pan e o SBT promoverão debates entre os pretendentes ao Palácio dos Bandeirantes nesta segunda-feira (25), em São Paulo. Em Brasília, no mesmo dia, UOL, Folha e SBT também farão um debate entre os candidatos ao Palácio do Buriti.

Nas duas capitais, ele acontecerá das 17h45 às 19h25, nos estúdios do SBT, e terá transmissão ao vivo pela emissora, pelo UOL, pelo site da Folha e pela rádio Jovem Pan. A apresentação será de Carlos Nascimento. No Distrito Federal, o debate não conta com a participação da Jovem Pan. Participarão cinco candidatos: Agnelo Queiroz (PT), candidato à reeleição; José Roberto Arruda (PR), Luiz Pitiman (PSDB), Rodrigo Rollemberg (PSB) e Toninho (PSOL). O debate será mediado pelo apresentador do SBT Alex Gusmão. O evento será transmitido pela filial do SBT em Brasília e pelo UOL.

Em São Paulo, sete candidatos (PSDB, PMDB, PT, PSOL, PV, PRTB e PHS) participarão do debate. O programa terá quatro blocos com três intervalos de cinco minutos. No primeiro, candidato pergunta para candidato. No segundo, jornalistas dos quatro veículos que promovem o debate farão perguntas a um candidato e escolherão outro para comentar a resposta, que terá direito a réplica. No terceiro, novamente perguntas livres entre os candidatos. Por fim, o quarto bloco será dedicado às considerações finais.
 
Foram definidas por sorteio a posição de cada candidato no cenário, a ordem das perguntas no 1º e no 3º blocos e a ordem das considerações finais.  
 
Presidência
O UOL, a Folha, o SBT e a rádio Jovem Pan também realizarão um debate com os candidatos à Presidência da República no próximo dia 1º de setembro, das 17h45 às 19h25, em São Paulo. O debate terá transmissão ao vivo na internet, na TV e no rádio.
 
A data e o formato do debate foram definidos em reunião no início de agosto. Em atendimento à legislação eleitoral, foram convidados todos os candidatos cujos partidos possuem representação na Câmara dos Deputados. Confirmaram presença no evento: Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB), Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (PSOL) e Levy Fidelix (PRTB).
 
O PSB havia confirmado a participação quando o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que morreu em um acidente aéreo em 13 de agosto último, era o candidato da sigla. Com a confirmação de Marina Silva como presidenciável do partido, o convite será refeito ao PSB.
 
De acordo com as regras acordadas entre todos, os candidatos estarão posicionados em púlpitos separados. No púlpito central estará o mediador do debate, o apresentador Carlos Nascimento.
 
O programa será dividido em quatro blocos, com intervalos de três minutos. O primeiro será de perguntas livres entre os candidatos. Cada participante escolhe para quem quer fazer a pergunta, não sendo permitido que repita se um candidato já tiver respondido a uma pergunta. A ordem em que serão feitas as perguntas será definida por sorteio.
 
Os candidatos terão 30 segundos para fazerem as perguntas, um minuto e 30 segundos para a resposta, 45 segundos para a réplica e 45 segundos para a tréplica.
 
No segundo bloco, os presidenciáveis responderão a perguntas feitas por jornalistas. Um representante de cada veículo que organiza o debate perguntará para um candidato e escolherá outro para comentar. O candidato que responde não poderá ser repetido, já o que comenta pode fazê-lo até duas vezes. 
 
O terceiro bloco volta a ter perguntas livres entre os candidatos, sendo que será permitido que cada participante responda a até duas perguntas. No quarto e último bloco serão feitas as considerações finais. Cada candidato terá um minuto para isso.
 
O estúdio em que será realizado o encontro contará com uma plateia para receber jornalistas e convidados dos candidatos. Cada participante tem direito a 13 convites. Este será o segundo debate da corrida presidencial deste ano. A TV Bandeirantes promoverá o primeiro encontro entre os presidenciáveis no próximo dia 26. 
 
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos