Falta de água em SP: candidatos apresentam propostas vagas e negam rodízio

Do UOL, em São Paulo

Os candidatos ao governo de São Paulo discutiram a crise hídrica no Estado durante o debate promovido por UOL, "Folha de S.Paulo", rádio Jovem Pan e SBT, sem apresentar propostas concretas para amenizar a situação e promover soluções a médio e longo prazo.

Alexandre Padilha (PT) afirmou que não vai introduzir o rodízio de água em um eventual governo, enquanto o atual governador, Geraldo Alckmin (PSDB) citou a seca vivida no Estado como o principal problema, o candidato do PV, Gilberto Natalini, defendeu a sua participação no governo Alckmin -- em que teve a pasta de Saneamento e Recursos Hídricos, enquanto Gilberto Maringoni (PSOL) falou que a solução seria reestatizar a Sabesp.

Até março deste ano, o PV ocupou a secretaria estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, que está ligada diretamente ao problema do desabastecimento. Em São Paulo, o partido é aliado do PSDB desde o governo José Serra (2007-2010).

Sobre a possibilidade de rodízio em um eventual governo petista, Alexandre Padilha disse ser nula.
 
"Não farei. A primeira (medida) é realizar todas as obras. O governador (Geraldo Alckmin) foi alertado e [as obras] não saíram do papel. É preciso tirar do papel. O PSDB estuda, apresenta diagnóstico e não sai do papel. Nós realizamos. Vamos incentivar o reúso de água das chuvas, promover a proteção de mananciais. O Estado tem de ser líder", disse ele.
 
O governador Geraldo Alckmin lembrou que neste ano choveu menos da metade da pior seca registrada em São Paulo e que o governo agiu em três frentes durante a crise: planejamento, realização de obras e conscientização da população.
 
"São Paulo foi o único Estado que deu bônus para quem reduzisse o consumo de água". Padilha rebateu: "Discurso não enche caixa de água de ninguém". Ele lembrou que regiões como Campinas e Guarulhos sofrem com a falta de água desde o início do ano.
 
O candidato do PV, Gilberto Natalini, defendeu a gestão de seu partido no governo Alckmin. "As obas que estão aí são fruto da gestão do PV. Se não chover até o fim do ano, vai faltar água para beber. Se não tiver chuva, não vai ter obra", disse ele.
 
O candidato Gilberto Maringoni (PSOL) disse que a Sabesp precisa ser reestatizada. Hoje, a empresa é de capital aberto, com ações na bolsa de Nova York. "Hoje, de 30 a 40% do lucro da empresa vai para engordar o especulador da Bolsa. É necessário reestatizar a Sabesp".
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos