Alckmin e Skaf defendem proibição de uso de máscara em protestos

Do UOL, em São Paulo

Os candidatos Paulo Skaf (PMDB) e Geraldo Alckmin (PSDB) --que tenta a reeleição--, declararam ser favoráveis a um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que proíbe a utilização de máscaras em protestos e manifestações públicas.

Em debate entre os candidatos ao governo do Estado de São Paulo nesta segunda-feira (25) , realizado por UOL, SBT, Folha de S.Paulo e Rádio Jovem Pan, o governador respondeu a pergunta do jornalista Fernando Rodrigues, do UOL, que é favorável a um projeto de lei que tramita na Assembleia proibindo as máscaras nas manifestações.

A ação seria uma medida para conter a ação de manifestantes que utilizam a técnica "black bloc", com rostos tapados e utilização da violência física, com depredação de estabelecimentos como agências bancárias e concessionárias de veículos.

"Nós somos contrários a qualquer tipo de máscara. Uma coisa é manifestação, outra é violência. Contra a violência, a polícia de São Paulo é firme", disse o governador-candidato à reeleição, aproveitando para afirmar que as forças de segurança paulista fazem "um excelente trabalho". 

Ao comentar a resposta de Alckmin, o peemedebista aproveitou para criticar a atual administração, além de também se dizer favorável ao projeto de lei que proíbe as máscaras em protestos.

"Se o governador sente que a segurança pública está bem, então estamos vivendo em dois Estados diferentes. Existe aquele em que o governador vive, e outro em que a população vive", disse Skaf.

Candidato do PSOL defende mudança do brasão da PM: "Exalta o Golpe Militar"

Ainda sobre a PM, o candidato do PSOL, Gilberto Maringoni, criticou o brasão da corporação. "O brasão da PM traz uma exaltação ao Golpe Militar de 1964", afirmou o candidato.

Ele se referia ao chamado "Brasão-de-Armas da Polícia Militar", que é, segundo o site da corporação, um Escudo Português, perfilado em ouro, tendo uma bordadura vermelha carregada de 18 (dezoito) estrelas de 5 (cinco) pontas em prata, representando marcos históricos da corporação. Um desses marcos, a 18ª estrela, ainda segundo a PM, representas a "Revolução de Março de 1964".

O tema segurança foi o mais abordado no debate, pelo menos até o segundo bloco, que trouxe o assunto ao debate quando se falou de combate ao narcotráfico, crimes de estupro, leis de segurança e atuação das PM.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos