Aeronáutica diz não trabalhar com "causa" para acidente que matou Campos

Do UOL, em São Paulo

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos) informou nesta quarta-feira (20) que encerrou a leitura de voz da aeronave PR-AFA, que caiu no último dia 13 em Santos e matou o então candidato à presidência da República Eduardo Campos (PSB) e outras seis pessoas.

O órgão informou que não trabalha com "causa" de acidente, mas, sim, com fatores contribuintes. De acordo com nota divulgada, "causa se refere a um fator que se sobressai, que seja preponderante, e a investigação do Cenipa não elege um fator como o principal. Desta forma, qualquer análise de fatores isolados pode ocasionar conclusões precipitadas ou equivocadas". 

De acordo com o Cenipa, também foi realizada a análise inicial dos motores da aeronave, além da coleta de informações e documentos junto às empresas responsáveis pela manutenção do avião. Familiares e testemunhas do acidente ainda estão sendo ouvidos.

Segundo o Cenipa, o resultado da investigação será conhecido no relatório final, que será feito com base em informações factuais e nas "análises de todos os fatores que contribuíram para o acidente de maneira integrada".

"O relatório final busca reproduzir a dinâmica da ocorrência aeronáutica e emite as recomendações de segurança de voo para evitar que acidentes semelhantes se repitam. Não há prazo determinado para sua conclusão", informa o documento.

Nesta terça-feira, os especialistas Décio Corrêa, comandante de avião e presidente Associação Brasileira das entidades de formação aeronáutica, e Marcelo Ceriotti, também comandante e presidente do Sindicato Nacional de Aeronáutica, analisaram o novo vídeo que mostra a queda do avião que levava Campos. Com base nele, ambos disseram que a especulação de que a aeronave estava em chamas não procede. 

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos