No rádio, seis campanhas usam Eduardo Campos em seus programas

Do UOL, em São Paulo

O ex-candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo na semana passada, foi usado por PT , PSDB, PSB, PV, PSDC e PRTB no primeiro programa eleitoral no rádio, que foi ao ar na manhã desta terça-feira (18).

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) abriu sua propaganda lembrando a tragédia. O tucano afirmou que "essa campanha se inicia marcada por um sentimento de imensa tristeza, com a tragédia que levou a vida de Eduardo Campos e seis colegas".

 

Em seguida, Aécio fala que conheceu Campos "há 30 anos, durante a campanha pelas diretas. Eu acompanhando meu avô Tancredo [Neves], e ele o seu, Miguel Arraes. Tínhamos sonhos parecidos".

O tucano conclui a homenagem dizendo que "colocar em prática as ideias e ideais que tínhamos em comum será a melhor forma de celebrar vida do grande governador, pai, marido, e brasileiro Eduardo Campos".

O PT abordou a morte de Campos no final de sua propaganda. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ter pedido à Dilma Rousseff, candidata à reeleição, tempo "para dizer duas palavras sobre o meu querido companheiro Eduardo campos".

Na sequência, o ex-presidente afirmou que ele e Campos tinham "um afeto de pai e filho". "Por isso sinto uma dor imensa por sua perda".

"Sua luta sempre foi, e continuará sendo a nossa luta. E suas últimas palavras precisam ser incorporadas pelo povo brasileiro: nunca, jamais desistir do Brasil. É assim que vamos guardar sua memória para sempre", conclui Lula.

O PV dedicou quase a totalidade do seu programa para falar de Campos. "O Partido Verde faz política com alegria, mas sempre com a seriedade que os desafios que o país impõem, a mesma seriedade e compromisso que sempre identificamos em Eduardo Campos, o jovem líder nordestino e candidato a presidente pelo PSB, que morreu tragicamente em acidente na semana passada".

Eymael elogiou a trajetória de Campos, e durante o programa de Fidelix um trecho do hino nacional foi executado durante o segmento que lembrou o ex-governador de Pernambuco.

 

O PSB dedicou todo seu tempo no programa para homenagear Campos. "Eduardo se foi, mas seus ideais ficaram", disse o locutor.

Em seguida foram reproduzidos trechos de entrevistas do ex-governador do Pernambuco. "Vamos precisar unir o Brasil e unir as boas pessoas do Brasil. O Brasil tem jeito, e quem vai dar jeito ao Brasil é o povo brasileiro!", disse Campos.

Lula e 'Mineirinho'

No primeiro programa da rádio, a Dilma conversou com Lula, enquanto que Aécio dialogou com o personagem 'Mineirinho'.

Dilma dialogou com Lula, que pediu a "cada brasileiro que analise bem o seu presente e o seu passado, e se pergunte se a sua vida melhorou ou piorou". Aécio foi entrevistado pelo personagem "Mineirinho", que evoca as origens do tucano. 

Horário eleitoral no rádio e na TV, primeiro turno
  • Rádio
    Terças, quintas e sábados: 7h-7h25 e 12h-12h25 (presidente); 7h25-7h50 e 12h25-12h50 (dep. federal). Segundas, quartas e sextas: 7h-7h20 e 12h-12h20 (governador); 7h20-7h30 e 12h20-12h30 (senador); 7h30-7h50 e 12h30-12h50 (deputado estadual)
  • TV
    Terças, quintas e sábados: 13h-13h25 e 20h30-20h55 (presidente); 13h25-13h50 e 20h55-21h20 (deputado federal). Segundas, quartas e sextas: 13h-13h20 e 20h30-20h50 (governador); 13h20-13h30 e 20h50-21h (senador); 13h30-13h50 e 21h-21h20 (deputado estadual)

Propaganda eleitoral gratuita

Os programas serão exibidos até 2 de outubro, três dias antes do primeiro turno das eleições. São 25 minutos dedicados aos presidenciáveis, seguidos por outros 25 minutos dos candidatos a deputado federal apresentando suas propostas.

As inserções são feitas às 7h e às 12h, no rádio; e às 13h e às 20h30, na televisão, durando 50 minutos cada uma. Os concorrentes aos cargos de governador, senador e deputado estadual terão as segundas, quartas e sextas-feiras para detalhar seus projetos.

Veja como os candidatos se maquiam para o horário eleitoral

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos