Condenado por Ficha Limpa, Arruda acusa rivais de tentar ganhar no tapetão

Do UOL, em Brasília

  • Reprodução

    TV Bandeirantes realiza o primeiro debate televisionado com os candidatos ao governo do Distrito Federal

    TV Bandeirantes realiza o primeiro debate televisionado com os candidatos ao governo do Distrito Federal

O candidato ao governo do Distrito Federal e ex-governador José Roberto Arruda (PR), que foi condenado com base na Lei da Ficha Limpa, acusou seus rivais de tentarem tirá-lo da disputa eleitoral por meio da Justiça para evitar o confronto nas urnas nesta terça-feira (19).

"Eu respeito as leis do meu país. Esse combate é uma tentativa de burlar as leis para tentar me tirar da eleição. Quem decide isso é a Justiça, a decisão que ela tomar, todos nós vamos respeitar", afirmou Arruda durante debate com os candidatos ao governo do DF promovido pela TV Bandeirantes.

A declaração de Arruda ocorreu em resposta ao questionamento do candidato Toninho do PSOL, que o questionou sobre a intenção de se manter candidato.

"O senhor [Arruda] envergonhou o povo do DF, foi preso e condenado. [...] O TSE vai impugnar sua candidatura, por que a insistência?", questionou Toninho. "Você teve oportunidade e errou três vezes na tua vida", completou o candidato na réplica.

Arruda teve seu registro de candidatura rejeitado pelo TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito) após ser condenado em segunda instância por improbidade administrativa.

Ainda cabe recurso da decisão ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O candidato já entrou com recurso e aguarda julgamento. Enquanto não há decisão final do TSE, o candidato pode manter sua campanha normalmente.

Críticas a Agnelo

Durante o debate, os candidatos da oposição fizeram muitas críticas ao governador Agnelo Queiroz (PT), que tenta a reeleição. Para Arruda e Pitiman (PSDB), a administração petista é "ineficiente" e "burocrática". Os candidatos defendem a redução do número de secretarias no Distrito Federal.

"Estão gerindo mal o nosso dinheiro. É secretaria demais e dinheiro de menos. É um modelo de apadrinhamento", declarou Pitiman ao se referir ao governo petista.

O candidato do PSB, senador Rodrigo Rollemberg, afirmou que o Distrito Federal viveu um "apagão de gestão" durante a administração de Agnelo. O governador petista defendeu sua administração e afirmou que Rollemberg se "escondeu" no Senado durante o último mandato. Rollemberg foi eleito em 2010 com apoio de Agnelo, mas deixou a base de apoio ao governo.

A crise da segurança pública vivida no último ano também foi bastante explorada pelos candidatos. Pitiman, Toninho e Arruda afirmam que os policiais estão desmotivados e não houve investimentos na área. Agnelo se defendeu anunciando a colocação de mais 1.056 policiais nas ruas do DF.


 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos