Aos gritos de "justiça" e "Marina", cortejo de Campos chega para velório

Carlos Madeiro

Do UOL, no Recife

O cortejo com os caixões com os corpos de Eduardo Campos (PSB), do assessor Carlos Augusto Leal Filho, do fotógrafo Alexandre Severo Gomes e do cinegrafista Marcelo Lyra chegou ao Palácio do Campo das Princesas, no Recife, às 2h10 deste domingo (18), onde é velado. O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) chegou ao Recife às 23h15 deste sábado (16).

Várias autoridades, amigos e líderes de partidos aguardavam a chegada dos corpos, que também foram recepcionados por cerca de 2.000 pessoas que esperavam desde o início da noite do sábado para se despedir do ex-governador. Na chegada, o caminhão do Corpo de Bombeiros foi recepcionado com gritos de "justiça" e "Eduardo, guerreiro do povo brasileiro". Ao descer do carro onde estava, Marina Silva também foi recebida com gritos de seu nome. O caixão de Campos estava coberto por bandeiras de Pernambuco e do Brasil. O hino nacional também foi cantado.

Em cima do carro dos Bombeiros vieram os três filhos mais velhos de Campos, João, Pedro e Maria Eduarda. A viúva Renata Campos estava em um carro atrás com o bebê Miguel, de sete meses, e José, 10. O cortejo percorreu 22 km, passando por bairros da periferia, antes de chegar ao local do velório.

Entre os presidenciáveis, apenas o candidato do PV, Eduardo Jorge, estava presente. "Eu vim aqui em nome do meu partido trazer a solidariedade porque sabemos da importância de Eduardo para o povo de Pernambuco e do Nordeste. Não gostaria de fazer análise política neste momento, em respeito a dor dos familiares", comentou.

Neste domingo, os candidatos Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT) devem comparecer ao velório. O ex-presidente Lula e 12 governadores também confirmaram presença.

Às 10h, está prevista uma missa campal na Praça da República, que será celebrada pelo arcebispo de Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido, e outros 10 bispos do interior pernambucano. Às 16h, os caixões devem deixar o palácio em novo cortejo para o cemitério Santo Amaro, que fica a 2km do local do velório. O enterro está marcado para as 17h.

Acidente em Santos matou sete

Sete pessoas, incluindo campos, morreram na última quarta-feira (13) em um acidente de avião em Santos, litoral de São Paulo. Seus corpos haviam deixado o IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo, a zona oeste da capital, durante a tarde.

O corpo do cinegrafista Marcelo Lyra chegou a Recife junto com o de Campos e foi levado para o cemitério Morada da Paz, onde terá o velório realizado.

O corpo do assessor Pedro Valadares Neto foi transportado para Aracaju (SE), o do piloto Geraldo da Cunha, para Governador Valadares (MG), e o do do piloto Marcos Martins, para Maringá (PR).

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos