Velório de Campos será na calçada de palácio e reunirá autoridades do país

Carlos Madeiro

Do UOL, no Recife

O velório do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que deve começar neste sábado (16), já tem sua estrutura montada no Recife e contará com a presença de algumas das principais autoridades e candidatos à Presidência do país.

Se tudo correr como esperam os familiares de Campos, o corpo do ex-governador deverá chegar à capital pernambucana entre o fim da tarde e o começo da noite de hoje ,e deverá seguir em carro aberto do Corpo de Bombeiros até a calçada da entrada do Palácio do Campos das Princesas --sede do governo estadual--, onde será velado.

As previsões das autoridades dão conta de que o enterro deva ocorrer às 17h do domingo (17).  A programação, entretanto, ainda pode sofrer alterações em razão da indefinição do horário de liberação pelo IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo dos corpos de Campos e das outras seis vítimas do acidente aéreo que aconteceu na última quarta-feira (13) em Santos, no litoral paulista.

Entre as presenças já confirmadas, estão a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), o senador e candidato do PSDB à Presidência Aécio Neves e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Entre os atuais governadores brasileiros, o governo de Pernambuco já recebeu a confirmação de presença de Agnelo Queiroz (DF), Jaques Wagner (BA), Beto Richa (PR), Cid Gomes (CE), Geraldo Alckmin (SP), Rosalba Ciarlini (RN), Renato Casagrande (ES), Tião Viana (AC), Pezão (RJ), Ricardo Coutinho (PB) e Alberto Pinto Coelho (MG). O ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, também estará presente.

Volume de pessoas motivou velório em calçada

A decisão de utilizar a calçada do palácio --e não o salão do local--, foi tomada em razão da grande quantidade de pessoas que deve passar pelo local.

Na entrada do palácio, foi montado um grande tablado para os caixões --além de Campos, ao menos três das outras seis vítimas tiveram seus velórios confirmados no local--, para comportar familiares e autoridades. Por precaução, o tablado recebeu cobertura --uma medida que visa proteger o local de eventuais chuvas.

Antes do enterro, será celebrada uma missa de corpo presente na Praça da República --que fica em frente ao palácio--, a ser celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, em conjunto com os outros 10 bispos de dioceses de Pernambuco.

O enterro de Campos será no cemitério Santo Amaro, no mesmo túmulo onde está enterrado o seu avô, o também ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes. O local recebeu os trabalhos de uma força-tarefa para receber o cortejo.

Local onde Campos será velado recebe visitantes desde 4ª

Desde a noite de quarta-feira, o palácio do Campo das Princesas passou a ser procurado por admiradores de Campos, que levam cartazes, flores e faixas para homenagear o político que governou o Estado entre janeiro de 2007 e abril de 2014.

Segundo o governo do Estado, é impossível prever a quantidade de pessoas que vão passar pelo velório.

A expectativa é ainda mais imprevisível por conta das caravanas que virão do interior e não confirmaram sua vinda.

"Até esta noite [da sexta (15)] apenas a prefeitura de Ouricuri confirmou a vinda de quatro ônibus. Ninguém mais avisou, mas virão em massa, sabemos", disse o secretário Estadual de Imprensa, Ivan Maurício.

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informou que 250 policiais militares vão fazer a escolta e policiamento ostensivo distribuídas ao longo do percurso, velório e funeral, no cemitério de Santo Amaro. Trinta bombeiros também irão trabalhar nos eventos.

O governo de Pernambuco já anunciou o trajeto do cortejo. O corpo chegará na Base Aérea do Recife e fará o seguinte caminho: rua Maria Irene, retorno pelo túnel, av. Mascarenhas de Moraes, viaduto Tancredo Neves, rua Ernesto de Paula Santos, av. Boa Viagem, av. Antônio de Góes, ponte Paulo Guerra, cais José Estelita, viaduto das Cinco Pontas, cais de Santa Rita, ponte Giratória, rua Alfredo Lisboa, eua Marquês de Olinda, rua Martins de Barros e praça da República.

Análises da morte de Eduardo Campo

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos