Aviões com corpos de Eduardo Campos e mais seis vítimas deixam São Paulo

Marcelo Freire

Do UOL, em São Paulo*

O comboio com os corpos do presidenciável Eduardo Campos (PSB) e de mais seis pessoas, vítimas de um acidente aéreo ocorrido na última quarta-feira (13), em Santos, deixou o IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo, na zona oeste da capital, sob aplausos e gritos de guerra, em direção ao aeroporto de Guarulhos (SP).

"Brasil pra frente, Marina presidente" e "Eduardo, guerreiro do povo brasileiro" eram alguns dos cânticos entoados pelos militantes que se concentravam na entrada do instituto, no bairro de Pinheiros.

"Um, dois, três, quatro, cinco, mil, não vamos desistir de mudar nosso Brasil", cantavam ainda, lembrando o slogan do presidenciável.

A identificação dos corpos foi concluída na tarde deste sábado (16), conforme anunciou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. A liberação foi possível após o recebimento dos atestados de óbito, que haviam sido emitidos em Santos e foram trazidos a São Paulo de helicóptero. 

Em um comboio com sete veículos, os corpos seguiram por volta das 16h30 para a base aérea de Guarulhos, onde foram embarcados em aviões da FAB (Força Aérea Brasileira), que decolaram no começo da noite de hoje.

Os corpos do ex-governador pernambucano, de seu assessor Carlos Augusto Leal Filho, do fotógrafo Alexandre Severo Gomes e do cinegrafista Marcelo Lyra foram levados para o Recife. Depois, o mesmo avião levará o corpo do assessor Pedro Valadares Neto para Aracaju.

O corpo do piloto Geraldo da Cunha foi transportado para Governador Valadares (MG), e o do do piloto Marcos Martins, para Maringá (PR). Um quarto avião levou parentes das vítimas. 

Cortejo e velório na calçada do palácio

No Recife, os corpos seguirão em carro aberto do Corpo de Bombeiros, partindo da Base Aérea do Recife com destino ao Palácio do Campos das Princesas, sede do governo estadual.

Durante a noite, o velório deve acontecer dentro do palácio e será restrito a familiares e amigos das vítimas.

Na manhã do domingo, os caixões serão posicionados em frente ao palácio e o velório será aberto ao público.

A estrutura para o velório já está montada. A decisão de utilizar a calçada do palácio - e não o salão -, foi tomada em razão da grande quantidade de pessoas que deve passar pelo local.

Enterro de Campos marcado para 17h de domingo

As previsões das autoridades dão conta de que o enterro deva ocorrer às 17h do domingo (17), no cemitério Santo Amaro, no mesmo túmulo onde está enterrado o seu avô, o também ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes.

Entre as presenças já confirmadas estão a da presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), do senador e candidato do PSDB à Presidência Aécio Neves e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre os atuais governadores brasileiros, o governo de Pernambuco já recebeu a confirmação de presença de Agnelo Queiroz (DF), Jaques Wagner (BA), Beto Richa (PR), Cid Gomes (CE), Geraldo Alckmin (SP), Rosalba Ciarlini (RN), Renato Casagrande (ES), Tião Viana (AC), Pezão (RJ), Ricardo Coutinho (PB) e Alberto Pinto Coelho (MG). O ex-governador do Rio Sérgio Cabral também deve estar presente.

*Colaborou Carlos Madeiro, do UOL, no Recife

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos