Nome de Marina ainda será submetido a candidatos majoritários do PSB

Carlos Madeiro

Do UOL, no Recife

O presidente nacional em exercício do PSB, Roberto Amaral, descartou qualquer possibilidade de o partido decidir e anunciar, antes da quarta-feira (20), o nome do candidato que vai substituir Eduardo Campos na chapa à Presidência da República. Nem mesmo o nome de Marina Silva está confirmado por ele.

Antes de definir o nome, Amaral disse que precisa consultar lideranças.

"Estou consultando todos os meus companheiros. Não tem plano B, plano C. Estou consultando. Até agora não saiu outro nome fora Marina. Mas na terça-feira, vamos celebrar uma missa na catedral de Brasília, e após isso vou ouvir os governadores e ouvir os candidatos majoritários, que vão ser afetados diretamente nesse processo", afirmou.

Amaral demonstrou irritação sobre quando sairá o nome do candidato.

"Estou cansado de anunciar, emiti até nota já. Quem vai decidir é a Comissão Executiva Nacional, que se reúne na quarta-feira, às 15h, na sua sede, em Brasília. A reunião foi convocada por mim. Antes disso, qualquer coisa é especulação", disse.

O presidente disse que ainda não conversou com Marina Silva, e que nao há urgência.

"Eu e a Marina temos um pacto que, enquanto não for enterrado o Eduardo, não será falado em política. Nós estamos feridos, muito doídos, viemos aqui visitar uma viúva", disse, citando que também não falou sobre política com a viúva Renata Campos. "Apenas trocávamos afago e chorávamos. Só podia ser choro."

Cotado para ser vice, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS), disse que não falaria sobre a escolha do nome do vice, mas adiantou que Marina será a candidata.

"Ela vai ser a nossa candidata, vai honrar o compromisso de Eduardo. Ela não é mulher de fugir da luta e vai dizer na hora certa. Ela que vai escolher o dia e a hora, não tem prazo, não estamos cobrando nada de ninguém", disse.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos