Alckmin chega ao IML para concluir liberação de corpos das vítimas

Do UOL, em São Paulo*

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) chegou ao IML (Instituto Médico Legal) no final da manhã deste sábado (16) para cuidar da liberação dos restos mortais de Eduardo Campos e das outras seis vítimas de um acidente aéreo em Santos (SP), na última quarta (13). Também chegou ao IML o prefeito de Recife, Geraldo Júlio (PSB).

No IML Central, os peritos trabalharam na identificação do DNA encontrado nos fragmentos dos corpos, que foi a primeira parte do procedimento, para depois iniciar a comparação com o material genético enviado pelos familiares das vítimas e concluir os trabalhos.

Aviões da FAB levarão corpos

Após a liberação, os corpos devem ser encaminhados para a base aérea de Guarulhos, onde serão embarcados em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira).

Os corpos do ex-governador pernambucano, de seu assessor Carlos Augusto Leal Filho, do fotógrafo Alexandre Severo Gomes e do cinegrafista Marcelo Lyra devem chegar ao Recife entre o fim da tarde e o início da noite deste sábado.

Outros dois aviões da FAB devem levar os corpos do assessor Pedro Valadares Neto, para Aracaju, e do piloto Geraldo da Cunha, para Governador Valadares (MG). 

Não foi possível confirmar até o momento para onde será encaminhado o corpo do piloto Marcos Martins.

No Recife, cortejo e velório na calçada do palácio

No Recife, os corpos seguirão em carro aberto do Corpo de Bombeiros. O cortejo partirá da Base Aérea do Recife e fará o seguinte caminho: rua Maria Irene, retorno pelo túnel, av. Mascarenhas de Moraes, viaduto Tancredo Neves, rua Ernesto de Paula Santos, av. Boa Viagem, av. Antônio de Góes, ponte Paulo Guerra, cais José Estelita, viaduto das Cinco Pontas, cais de Santa Rita, ponte Giratória, rua Alfredo Lisboa, eua Marquês de Olinda, rua Martins de Barros e praça da República.

O destino será a calçada da entrada do Palácio do Campos das Princesas, sede do governo estadual, onde serão velados. A estrutura para o velório já está montada.

A decisão de utilizar a calçada do palácio - e não o salão -, foi tomada em razão da grande quantidade de pessoas que deve passar pelo local.

Enterro de Campos previsto para 17h de domingo

As previsões das autoridades dão conta de que o enterro deva ocorrer às 17h do domingo (17), no cemitério Santo Amaro, no mesmo túmulo onde está enterrado o seu avô, o também ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes. 

Entre as presenças já confirmadas estão a da presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), do senador e candidato do PSDB à Presidência Aécio Neves e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Entre os atuais governadores brasileiros, o governo de Pernambuco já recebeu a confirmação de presença de Agnelo Queiroz (DF), Jaques Wagner (BA), Beto Richa (PR), Cid Gomes (CE), Geraldo Alckmin (SP), Rosalba Ciarlini (RN), Renato Casagrande (ES), Tião Viana (AC), Pezão (RJ), Ricardo Coutinho (PB) e Alberto Pinto Coelho (MG). O ex-governador do Rio Sérgio Cabral também deve estar presente.

*Colaborou Carlos Madeiro, do UOL, no Recife

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos