Unidade do IML em SP trabalha exclusivamente no acidente de Campos

Marcelo Freire

Do UOL, em São Paulo

A unidade do IML (Instituto Médico Legal) do centro de São Paulo foi esvaziada para cuidar exclusivamente da identificação dos corpos das sete vítimas do acidente aéreo que matou o candidato à presidência Eduardo Campos (PSB), em Santos.

Os outros corpos que estavam no local foram enviados para outras unidades do IML em São Paulo. Os peritos aguardam o envio de material genético de parentes das vítimas para iniciar o processo de identificação.

Uma equipe composta por pelo menos 50 técnicos atua na identificação dos fragmentos de corpos encontrados pelo Corpo de Bombeiros no local do acidente.

O processo de identificação das vítimas consiste em duas etapas. A primeira tem sido a comparação do material genético entre os fragmentos encontrados até agora. Assim, os peritos conseguirão separar cada um dos sete corpos. 

A segunda etapa consiste na comparação do material genético das vítimas com as de familiares de primeiro grau (filhos, irmãos ou pais).

O diretor do IML, Ivan Miziara, disse que o material genético de familiares do ex-deputado federal Pedro Valadares e do piloto Marcos Martins já foi colhido. O material genético dos demais familiares das vítimas ainda não foi coletado. "São 50 pessoas fazendo esse trabalho que é muito complexo. E vamos fazer o mais rápido possível, mas sem prazo", disse Miziara. 

O material genético dos familiares das vítimas ainda não chegou a São Paulo, segundo informações obtidas junto ao IML. O material genético a ser utilizado pode ser amostras de sangue ou saliva.

O dentista particular de Eduardo Campos já está em São Paulo para auxiliar no trabalho de identificação do ex-governador de Pernambuco por exame de arcada dentária.

Dois caminhões com fragmentos de corpos das vítimas já chegaram a São Paulo. O primeiro chegou ainda na última quarta-feira (13), por volta das 20h. O segundo chegou à cidade às 7h40. Um terceiro caminhão está sendo esperado ainda hoje. 

Acidente

O avião no qual Eduardo Campos viajava, um Citation 560XL caiu por volta das 10h da última quarta-feira (13) sobre uma área residencial no bairro do Boqueirão, em Santos. Além de Campos, outras seis pessoas morreram, incluindo tripulantes. Campos viajava ao litoral paulista para participar de um evento político. 

Eduardo Campos foi governador deputado estadual, deputado federal e governador de Pernambuco. Neste ano, ele disputava a presidência da República pelo PSB e tinha Marina Silva como sua candidata a vice. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos